Whey Protein com Maltodextrina: conheça sobre essa combinação!

Atleta de fisiculturismo de alto desempenho com suplemento whey protein e maltodextrina

Whey Protein com Maltodextrina: Entenda sobre a suplementação

Cada vez mais as pessoas estão buscando uma alimentação saudável e recursos para melhorar o seu desempenho nos treinos, o que as leva principalmente para o mundo dos suplementos. Diante deste cenário, o whey protein com maltodextrina tem sido uma opção vantajosa para diversas pessoas, pois combina a proteína e o carboidrato, macronutrientes fundamentais para uma alimentação equilibrada e performance esportiva, proporcionando aos praticantes e atletas uma ferramenta versátil para otimizar o desempenho e acelerar a recuperação.

O whey protein é conhecido pelo seu alto teor de proteínas com aminoácidos de alto valor biológico que favorecem para a hipertrofia muscular, enquanto a maltodextrina é um carboidrato de alto índice glicêmico que auxilia no fornecimento de energia para o treino e manutenção da glicemia.

Essa sinergia da dupla dinâmica entre whey protein e maltodextrina será discutida hoje! Vamos explorar quais são os benefícios, indicações, como e porque tomar e muito mais.

 

Qual a diferença entre Whey e Maltodextrina?

O whey protein é um suplemento composto pela proteína do soro do leite, sendo que essa proteína estará em pó, podendo ser whey protein concentrado, isolado ou hidrolisado, e a principal função para o uso de whey protein é o ganho de massa muscular e praticidade no consumo de proteínas. Além disso o whey protein contém os famosos “aminoácidos essenciais”, sendo caracterizado como um produto que tem proteínas de alto valor biológico.

 Já a maltodextrina é um tipo de carboidrato (oligossacarídeo) obtido através da hidrólise do amido, sendo a glicose a principal molécula deste suplemento, podendo ser comercializada em forma de pó ou géis, mas pode ser encontrada também em bebidas isotônicas, e seu uso é com fins de garantir energia para a realização do exercício físico.

De forma resumida, o whey é composto por proteínas de alto valor biológico e visa ganho de massa muscular, e a maltodextrina é composta por carboidratos e visa fornecimento de energia e recuperação.

 

Pode misturar Whey e Maltodextrina no mesmo shake?

Você pode tranquilamente misturar whey protein com maltodextrina no seu shake. Você pode preparar com água ou com leite (fica mais saboroso), e até mesmo misturar com alguma fruta de sua preferência, como banana. E por fim, para deixar ainda mais nutricionalmente rico, pode até adicionar aveia.

A mistura de whey protein com maltodextrina junta dois macronutrientes importantíssimos: proteína e carboidrato, essenciais para um bom desempenho esportivo.

Qual é a função da Maltodextrina?

A maltodextrina é um carboidrato formado por glicose, é de muito rápida digestão e absorção devido ao seu alto índice glicêmico, sendo feita basicamente da extração de milho, arroz e fécula da mandioca, ou seja, do amido. Por isso, ela tem função de restaurar mais rapidamente os estoques de glicogênio muscular e também manter a glicemia em níveis estáveis durante a prática do exercício físico. 

Outra função da maltodextrina é em exercícios intensos, onde seu consumo pode ser com objetivo de restabelecer um equilíbrio de eletrólitos. A maltodextrina também pode ser utilizada para aumentar as calorias de forma mais fácil na dieta, por apresentar bastante calorias em poucas doses.

 

Quais são os benefícios da Maltodextrina?

 

MAIS ENERGIA

A maltodextrina pode auxiliar você a ter mais energia e disposição para o seu dia a dia e também no seu treino para definição. Isso se deve às altas quantidades de carboidrato presentes neste suplemento, lembrando que o carboidrato é nossa principal fonte de energia, pois nossas células utilizam majoritariamente glicose para formar ATP, nossa moeda energética.

A maltodextrina pode auxiliar no seu desempenho esportivo, pois ela pode restaurar mais rapidamente os estoques de glicogênio muscular devido a sua rápida absorção, lembrando que o glicogênio muscular é a principal fonte de energia para realizar o exercício físico. 

O cenário ideal para utilizar a maltodextrina para repor os estoques de glicogênio muscular mais rapidamente é com as pessoas que realizam dois treinos ao dia, e precisam repor a principal fonte de energia mais rapidamente. Por exemplo: um treino às 15h e outro treino às 20h.

 

REDUÇÃO DA FADIGA

A fadiga é um fenômeno multifatorial, ou seja, pode ser causada por diversos fatores. Um desses fatores pode ser a falta de energia suficiente para conseguir realizar o exercício físico. Diante deste cenário no qual a dieta não está fornecendo as calorias (principalmente vinda dos carboidratos) suficiente, a maltodextrina pode auxiliar nesse aporte adequado de carboidratos, e assim reduzir a fadiga, possibilitando um melhor desempenho no treino.

A maltodextrina pode ser utilizada também antes do treino ou intra-treino, principalmente em esportes de endurance, como corrida e ciclismo. Na musculação não há porque utilizar maltodextrina intra-treino.

 

MELHORA NA ABSORÇÃO DE AMINOÁCIDOS

Tomar o whey protein com maltodextrina também pode auxiliar na absorção de aminoácidos, visto que os carboidratos vão estimular a insulina, e a insulina pode facilitar a captação desses aminoácidos pelas células musculares e favorecer a síntese proteica. Entretanto, essa resposta metabólica pode variar de acordo com a condição do indivíduo, é recomendado o acompanhamento com um profissional de saúde.

 

RETENÇÃO DA MASSA MUSCULAR 

O consumo adequado de carboidratos e proteínas, macronutrientes encontrados no whey protein com maltodextrina, previne a perda de massa muscular. Isso se deve ao efeito poupador de proteína dos carboidratos, pois quando estão sendo consumidos em quantidades certas, eles diminuem a necessidade do corpo em utilizar proteína como fonte de energia e favorece a utilização de proteínas para a síntese proteica.

Muitos indivíduos que praticam musculação e também os fisiculturistas, quando estão na fase de “cutting”, ou seja, visando diminuir o percentual de gordura, acabam restringindo demais o consumo de calorias, o que pode comprometer os níveis de massa muscular, pois nesse período o corpo tende a utilizar proteína como fonte energética (não é prioridade).  Por isso, o consumo adequado de carboidrato e proteína na fase de cutting são cruciais para perder gordura e manter a massa muscular.

 

MANUTENÇÃO DOS NÍVEIS DE GLICOSE

O whey protein com maltodextrina também pode ter ação na manutenção nos níveis de glicose, mas esse efeito é mais por conta da maltodextrina, que é um carboidrato de rápida digestão e absorção, auxiliando na manutenção da glicemia. Além disso, a maltodextrina isolada em forma de “géis de carboidrato”, podem ser utilizadas para atletas de endurance com objetivo de manter a performance durante o trajeto.

 

Por que tomar Whey Protein com Maltodextrina?

 

OTIMIZAÇÃO DO SUPLEMENTO WHEY PROTEIN

Como falamos anteriormente, o consumo de carboidratos da maltodextrina pode facilitar a captação dos aminoácidos, fornecidos pelo whey protein, pelas células musculares e estimular a síntese proteica.

 

GANHO DE MASSA MUSCULAR POTENCIALIZADO

O suplemento de whey protein com maltodextrina apresenta dois macronutrientes essenciais para o ganho de massa muscular: a proteína e o carboidrato. O whey protein com maltodextrina pode auxiliar tanto no fornecimento de proteínas e estimular a síntese proteica, e a maltodextrina pode fornecer mais carboidratos e consequentemente mais energia para o seu treino. Devido ao alto teor calórico, também potencializa os ganhos de massa muscular.

Vale ressaltar que você deve ter cuidado ao consumir calorias demais para potencializar o ganho de massa muscular. Caso sua dieta já esteja adequada para hipertrofia muscular, consumir carboidratos, proteínas e calorias exacerbadamente pode favorecer o ganho de gordura.

 

MELHORA NA PERFORMANCE

O whey protein com maltodextrina pode auxiliar na sua performance, principalmente quando seu consumo dietético de proteínas e carboidratos estiver abaixo da sua necessidade, pois neste suplemento você encontra os macronutrientes essenciais para desempenhar um bom exercício físico: proteína e carboidrato. 

A proteína auxilia em um bom funcionamento muscular e o carboidrato fornece energia.

 

Para quem é indicado o consumo de Whey Protein com Maltodextrina?

O consumo do suplemento de whey protein com maltodextrina é indicado para as pessoas que não conseguem consumir proteínas e carboidratos adequadamente por meio da alimentação. Outro cenário possível para a suplementação é visando praticidade e diminuição do volume alimentar, já que o suplemento apresenta grandes quantidades de carboidrato e proteína em uma baixa dose.

 

Quais os efeitos colaterais da Maltodextrina?

O principal efeito colateral da maltodextrina são os desconfortos gastrointestinais, principalmente diarréia. Contudo, algumas pessoas devem tomar cuidado com o consumo excessivo de maltodextrina, como por exemplo: pessoas com diabetes e resistência a insulina, pessoas com sobrepeso e obesidade e pessoas com hipoglicemia.

 

O que não é indicado misturar com Whey Protein?

Não existem contraindicações do que misturar com o whey protein, você pode misturá-lo com alimentos/bebidas de sua preferência, como iogurte, frutas e leite, assim como você pode fazer vitaminas com whey + fruta + aveia + leite ou água, dessas formas você deixa seu suplemento ainda mais nutritivo.

Algumas pessoas também utilizam o whey protein em receitas culinárias, como panquecas e doces, o que também são opções bem válidas e saborosas para adequar seu consumo proteico. Provavelmente você já ouviu que o whey protein não pode ser esquentado, isso não passa de um mito, e o consumo de whey é seguro para todos, devemos apenas nos atentar ao teor de lactose (para pessoas intolerantes a lactose) e à caseína (para pessoas alérgicas a caseína).

 

Como consumir Whey com Maltodextrina?

O whey protein com maltodextrina pode ser tomado com água, leite ou outra bebida de sua preferência, apenas lembre que é um suplemento em pó, sendo mais saboroso quando você o dilui. A quantidade de bebida pode variar, mas recomenda-se 300 ml da bebida para 2 scoops (120g) do whey protein com maltodextrina.

Vale lembrar que o suplemento do whey protein com maltodextrina normalmente é bem calórico, devido a isso, tome cuidado com a adição de outros ingredientes ao ingeri-lo, pois pode ficar ainda mais calórico e acabar favorecendo o ganho de gordura Para saber a quantidade exata que você deve tomar e como tomar, é recomendado um nutricionista.

 

Whey Protein com Maltodextrina: tomar antes ou depois do treino?

O horário para tomar o whey protein com maltodextrina é individual. Vou tentar explicar algumas situações que podem ser benéficas tanto no consumo quanto antes do treino e depois do treino, vem comigo!

ANTES DO TREINO

 Caso você deseje tomar este suplemento antes do treino, a situação mais ideal é que você tome cerca de 4-6h antes do treino, pois esse é o tempo em que o carboidrato presente no suplemento poderá ser transformado em glicogênio muscular e ser utilizado como fonte energética no exercício físico. 

Você também pode tomar 30min à 01h00 antes do treino, entretanto será com objetivo apenas de deixar você saciado(a), com pouca utilidade para o desempenho esportivo.

DEPOIS DO TREINO

 Especialmente para pessoas que treinam 2x no dia, o whey protein com maltodextrina pode auxiliar a restaurar mais rapidamente os estoques de glicogênio muscular após o 1° treino, e assim garantir um bom desempenho no 2° treino do dia.

Outra situação que você pode se beneficiar ao consumir após o treino é caso sua refeição sólida vá demorar para acontecer, assim o consumo do whey protein com maltodextrina pode auxiliar a “dar uma saciada”.

 

CONCLUSÃO

O suplemento de whey protein com maltodextrina os macronutrientes proteína e carboidrato, que são essenciais para a nossa saúde. O seu consumo pode ser, principalmente, para ajustar deficiências nutricionais não adequadas pela alimentação, aumentar o aporte calórico e proteico para favorecer o ganho de massa muscular e fornecer uma alta quantidade de carboidratos visando performance esportiva e recuperação muscular.

Como sempre, não posso deixar de ressaltar que o uso de suplementos se faz válido quando a base está ajustada: alimentação, treino e sono. Procure um profissional da saúde para você receber as recomendações individuais necessárias.

Abraços e até a próxima!

1 comentário em “Whey Protein com Maltodextrina: conheça sobre essa combinação!”

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