Termogênico para que serve: saiba quando e como consumir

A busca por estratégias complementares visando otimizar o processo de emagrecimento e aumento de performance vem se destacando entre praticantes e atletas do esporte.

Com isso, o suplemento termogênico tem sido alvo para atingir tais objetivos, principalmente o emagrecimento, sendo a cafeína a principal substância presente nos termogênicos, o suplemento também pode auxiliar para uma boa performance.

A seguir, vamos entender por completo o termogênico, o que é, como ele atua, como consumir e outras curiosidades.

O que é Suplemento Termogênico?

Termogênico é toda substância ou nutriente capaz de aumentar a termogênese no corpo, ou seja, aumentar a temperatura corporal a custo de energia, ou seja, aumentando o gasto calórico.

 

Quais são os principais Suplementos Termogênicos?

 

Termogênicos Naturais

Os termogênicos naturais são substâncias encontradas na natureza em sua forma original, sem nenhuma alteração feita pelo homem. Como exemplos de termogênicos naturais, podemos citar o guaraná, o café, a pimenta, o gengibre e o chá verde.

Termogênicos em Pó

Os termogênicos em pó vão isolar e concentrar as substância responsáveis (compostos bioativos) por ter ação termogênica (como nos exemplos citados acima) a partir do processo de desidratação e liofilização. Como exemplo de termogênicos em pó, podemos citar a cafeína, gingerol, capsaicina e a taurina.

Termogênicos em Cápsulas

Os termogênicos em cápsulas apenas vão armazenar a substância termogênica em pó em algum recipiente, sendo o mais comum a cápsula, sendo assim, esse formato pode demorar mais pra fazer efeito do que o termogênico em pó.

À partir dessas informações, veja mais sobre os ingredientes presentes no termogênico OXYDROL da DARKNESS, suplemento de alta qualidade para acompanhar seu alto desempenho.

Sabendo das possibilidades, vamos saber mais sobre como o termogênico funciona no corpo.

Como o Suplemento Termogênico funciona no organismo? 

O termogênico é capaz de induzir a quebra de gordura e possibilita que essa gordura seja utilizada como fonte energética.

Além disso, o termogênico pode auxiliar no gasto energético em repouso, ou seja, quando você não está realizando nenhum exercício físico, aumentando o gasto em cerca de 50 a 100 calorias. (1).

É importante ressaltar que, o exercício físico é primordial para gerar a necessidade do músculo em utilizar gordura como fonte energética, e de fato fazer a queima de gordura, pois caso não haja estímulo (treino), é possível que a gordura quebrada, volte pro tecido adiposo e não favoreça o emagrecimento.

 

Quais os benefícios do Suplemento Termogênico?

 

Auxílio no Emagrecimento

O termogênico tem pouco efeito no emagrecimento, isso porque a principal substância presente nele, a cafeína, não consegue atuar de forma relevante no emagrecimento.

Sabendo disso, no processo de emagrecimento, um treino bem planejado e uma dieta estruturada com déficit calórico, são os principais fatores que vão te ajudar a alcançar um menor percentual de gordura. Sem a base bem feita (dieta, treino e sono), os efeitos do termogênico serão mínimos e possivelmente não te auxilie de forma satisfatória a alcançar seu objetivo, o emagrecimento.

Melhora no desempenho Atlético/Esportivo

O termogênico pode ser um bom aliado para melhorar o seu desempenho no treino, justamente pela ação da cafeína, que pode te dar aquela sensação de agitação e menor sensação de cansaço, possibilitando que você consiga fazer mais repetições, ou então percorrer uma distância maior no caso de esportes de endurance.

 

Queima de Gordura

O termogênico vai atuar na quebra de gordura.

Para entender melhor as diferenças entre quebra de gordura e queima de gordura vou explicar didaticamente.

Imagine que a gordura fique guardada e o nosso corpo não consegue utilizar como fonte energética. Para o corpo conseguir usar essa gordura como energia, a gordura precisa ser quebrada.

Após ser a gordura ser quebrada ela fica disponível para ser usada pelas células e gerar energia, quando finalmente a gordura gera energia, ela é queimada.

O termogênico vai auxiliar na quebra de gordura, mas não garante que ela seja queimada. Para a gordura ser utilizada como fonte de energia, é necessário demanda energética.

O principal fator para o corpo diminuir gordura é o déficit calórico. Para facilitar, vamos pensar em um exemplo prático: Seu corpo usa 2000 calorias para fazer tudo do seu dia, mas você consome 1600 calorias, logo, seu corpo ainda precisa de 400 calorias pra “completar o tanque”.

Se você não consumir 400 calorias por meio da alimentação, seu corpo vai utilizar a gordura estocada como fonte de energia, assim diminuindo as quantidades de gordura no corpo (emagrecimento).

Bom, agora sabemos como acontece o emagrecimento.

Vimos também que o termogênico auxilia na quebra de gordura, e não no uso dessa gordura como fonte de energia. Além disso, também aumenta nosso gasto calórico entre 50 a 100 calorias.

Nessas condições, apenas os efeitos físicos do termogênico para emagrecer são baixos, é preciso a combinação do estímulo para garantirmos o melhor e mais completo desempenho físico e muscular.

Aumento de Disposição

O termogênico vai auxiliar você a ter mais disposição por conter benefícios da cafeína, uma substância responsável por agir no sistema nervoso central e aumentar nossa disposição. 

Como tomar Suplementos Termogênicos?

Os termogênicos podem ser tomados a qualquer momento do dia, porém, é interessante que você tome por volta de 40 minutos a 1 hora antes do treino, para que a cafeína possa começar a fazer seus efeitos.

Evite tomar após as 14:00 horas, pois pode interferir na qualidade do seu sono, e lembre-se da base para o sucesso: Treino, dieta e sono!

 

Principais perguntas sobre Termogênicos

 

É saudável tomar termogênicos?

De forma geral, o ideal é que todos realizem exames preventivos antes de começarem a se exercitar, inclusive os cardiovasculares.

Por ter ação estimulante, a cafeína presente no termogênico pode causar taquicardia, um aumento na frequência cardíaca, por isso, é ideal que você saiba como está o funcionamento do seu coração.

Caso você não apresente nenhum problema de saúde, verifique com seu nutricionista ou profissional de saúde sobre o uso de termogênicos. 

Qual o melhor termogênico para perder gordura?

Como discutimos anteriormente, a ação do termogênico no emagrecimento é baixa, sendo assim, priorize realizar uma dieta com déficit calórico para perder gordura.

Devo utilizar em dias de treino?

Sim! O termogênico vai auxiliar você em ter mais disposição para ir treinar, além de reduzir sua percepção de esforço, podendo te ajudar a fazer mais repetições ou percorrer distâncias mais longas.

Quem não pode consumir termogênicos?

De forma geral, é interessante realizar exames cardiovasculares para saber se você pode tomar estimulantes, como o próprio termogênico.

Onde comprar termogênicos de alta qualidade?

Você pode encontrar termogênicos de alta qualidade aqui em nossa categoria de termogênicos Darkness!

Conclusão

O termogênico pode auxiliar no seu treino aumentando sua disposição e menor percepção de esforço. A contribuição do termogênico na queima de gordura e emagrecimento é relativamente baixa (50-100kCal), com isso, para otimizar seus resultados busque ajustar a base: Treino, Dieta e Sono.

Continue com a Darkness e tenha acesso a informação de qualidade e aos melhores suplementos para hipertrofia!

REFERÊNCIAS:

The effects of a single-dose thermogenic supplement on resting metabolic rate and hemodynamic variables in healthy females – a randomized, double-blind, placebo-controlled, cross-over Trial. Campbell, B. I. et al. Journal of the international society of sports nutrition, v. 13, n. 13, p. 1-8, 2016.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conteúdo Relacionado

plugins premium WordPress
Rolar para cima