Suplementação intra-treino: o que é, benefícios e melhores opções

Suplementação intra-treino: o que é, benefícios e melhores opções | Blog Darkness

A suplementação intra-treino envolve utilizar estratégias de suplementação que aumentem o rendimento físico durante o treino.

A suplementação durante o treino pode ser uma importante aliada nos seus resultados, uma vez que impacta diretamente no rendimento físico dos treinos. 

Atualmente sabemos, através de inúmeros artigos científicos, que, conforme aumentamos a intensidade do exercício durante o treino, temos uma grande participação do metabolismo anaeróbio lático, que por sua vez, é recrutado com fornecimento energético a partir de glicose, ou seja, um bom determinante para executar os movimentos em alta intensidade durante o treino, é a quantidade de glicose disponível para o músculo utilizar.

Assim, estratégias podem ser pensadas com o objetivo de otimizar essa captação de glicose e, consequentemente, melhorar o rendimento físico dos treinos.

O que é suplementação intra-treino?

A suplementação intra-treino envolve utilizar estratégias que aumentem o rendimento físico do treino. Isso ocorre pois muitas vezes não conseguimos nos alimentar de forma correta, com quantidades suficientes de carboidratos.

Ainda, muitas pessoas não conseguem ingerir proteínas a cada 3-4 horas, o que acaba prejudicando o fornecimento de aminoácidos para o músculo e, consequentemente, a síntese proteica muscular.

Assim, estratégias que possam melhorar o rendimento físico durante os treinos e também que consigam melhorar a síntese proteica muscular, ou até mesmo prevenir a perda de massa muscular, podem ser interessantes durante a suplementação.

Tipos de suplementação intra-treino

Os aminoácidos em pó podem ser uma estratégia interessante para minimizar a perda de massa muscular durante o treino, principalmente de pessoas que passam muitas horas sem se alimentar de maneira adequada.

Mas também devemos lembrar da suplementação de carboidratos, pois treinos de alta intensidade e com tempos prolongados, exigem uma alta atividade muscular, que consequentemente, utiliza uma quantidade muito significativa de glicose.

Quais são os benefícios da suplementação intra-treino?

  • Mais energia e resistência
  • Maior hidratação
  •  Melhor recuperação pós-treino
  • Menor produção de cortisol
  • Menor lesão celular

Quando utilizamos uma suplementação correta durante treino aumentamos a capacidade de energia e resistência do nosso organismo e da musculatura para executar os movimentos em alta intensidade, também conseguimos manter um ótimo estado de hidratação na célula, que consequentemente, favorece os processos metabólicos e causa uma protelação da fadiga muscular.

Ainda, os estudos científicos já demonstraram que a utilização de glicose durante o treino como uma estratégia de suplementação pode diminuir a produção de cortisol e gerar menor lesão nas células, diminuindo assim o estresse metabólico e gerando um melhor estado de recuperação para o organismo e o músculo.

Isso é demonstrado através de diversos estudos que analisam que as concentrações de citocinas a favor da inflamação diminuem após o consumo de carboidratos dos voluntários, ainda essas ingestões de glicose geram estímulos das citocinas anti-inflamatórias colaborando para recuperação muscular.

Quem deve usar suplementos intra-treino?

Sempre quando pensamos na suplementação intra-treino devemos ter um raciocínio de que essa prescrição é recomendada para pessoas que desejam uma melhora de rendimento durante os treinos e, principalmente, para pessoas que executam treinos em alta intensidade e de longa duração. 

Isso é importante pois pessoas que estão em processos de emagrecimento, normalmente não executam treinos em alta intensidade e nem de longa duração, ou seja, nesses casos a suplementação entre o treino de carboidratos não é interessante.

Quais são os melhores suplementos intra-treino?

As melhores estratégias de suplemento intra treino envolve o consumo de carboidratos para entregar energia ao organismo e melhorar o rendimento físico do treino

Mas também temos estratégias que envolvem a ingestão de aminoácidos com o objetivo de minimizar o catabolismo muscular e também temos uma importante estratégia que é utilizar os compostos bioativos que estimulam o organismo, como a cafeína, taurina e diversos outros estimulantes que são incluídos nos suplementos pré-treinos.

Como fazer suplementação intra-treino?

Quando falamos da suplementação de carboidratos é importante lembrar que o nosso organismo absorve uma quantidade em torno de 30 a 60 g de glicose por hora, ou seja durante uma hora de treino não há necessidade de ingerir enormes quantidades de carboidratos, pois isso fará com que você tenha desconforto gastrointestinal e pode prejudicar o seu treino do dia.

Assim, quando falamos de carboidratos nós sempre recomendamos a ingestão de 30 a 60 de glicose por hora de exercício, e de preferência carboidratos mais simples e de rápida absorção. 

É importante você também testar inclusive os sabores, uma vez que uma Maltodextrina de limão pode não ser agradável para você e te atrapalhar nos treinos, por isso é importante fazer o treinamento da sua nutrição e das suas estratégias.

Já quando falamos de estimulantes como a cafeína, a recomendação é de 3 a 6 mg/kg de peso corporal, sendo este consumo antes do treino, normalmente de 60 a 90 minutos. A quantidade pode alterar se for tomar cafeína com creatina junto.  

Mas também é importante você lembrar que o consumo de estimulantes durante a noite pode atrapalhar o seu sono, então tome cuidado com o horário que você irá tomar o seu pré-treino. 

Conclusão

Como vimos, diversas estratégias podem ser utilizadas para melhorar o seu rendimento nos treinos, porém você deve ter percebido que a utilização de carboidratos foi bastante explorada aqui, exatamente pelos seus benefícios na melhora de rendimento, então se atente com as quantidades e bons treinos!

Espero que tenham gostado pessoal! Continuem nos acompanhando para terem mais informações sempre. Sigam nossos canais no instagram @darknessnation e a Integral Tv no Youtube.

Abraços e até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conteúdo Relacionado

plugins premium WordPress
Rolar para cima