Principais suplementos na fase final da preparação Olympia 2023

Os momentos finais da preparação de um atleta bodybuilder, quando não bem orientados, podem colocar a perder anos de trabalho. Ainda existem muitos mitos e conceitos errados sobre quais suplementos utilizar nesta fase. Neste artigo, vamos elucidar de uma vez por todas essas dúvidas para o Mr. Olympia 2023, acompanhe! 

 

Whey Protein

 

Quando se busca otimizar a definição muscular, a dieta necessita de maiores níveis de proteínas. Para você ter uma ideia, quando se pensa em ganho de massa muscular, trabalhamos entre 2,0 e 2,2 gramas de proteínas por quilograma de peso. Já na fase de definição muscular, elevamos esse valor para entre 2,5 e 3,0 gramas de proteínas/kg. Isso ocorre pela necessidade da manutenção da massa muscular enquanto se reduz o percentual de gordura, além do elevado efeito termogênico da proteína. 

 

Sendo assim, você já deve imaginar a importância da suplementação com whey protein, já que pode não ser tão fácil realizar entre 5 e 7 refeições ao dia com alimentos proteicos. A escolha nessa fase deve ser por um whey protein com baixos teores de carboidratos, como por exemplo o whey protein Iso Hydra-x

 

Nutrientes

Muito se fala de macronutrientes e esquece-se dos micronutrientes. Mesmo com uma ingestão perfeita de proteínas, carboidratos e lipídios, se a ingestão de vitaminas e minerais não estiver adequada, o metabolismo energético não funcionará adequadamente. 

 

Portanto, na dieta é fundamental a presença de zinco, magnésio, vitamina D, vitaminas do complexo B, entre outras. Atletas, devido ao treinamento intenso, apresentam maiores necessidades de vitaminas e minerais. Uma maneira inteligente de garantir a ingestão adequada desses nutrientes, além claro de não restringir legumes, verduras e frutas no período pre-contest, é suplementar com um bom multivitamínico.

 

Com a redução na ingestão de carboidratos, existe a necessidade de uma melhor recuperação. Para isso, o sono tem que ser perfeito. A suplementação com compostos como melatonina, magnésio, glicina e triptofano podem auxiliar na conquista do tempo necessário de sono diário de cada indivíduo. 

 

Em paralelo ao sono, a suplementação com compostos com capacidade antioxidante e anti-inflamatória se faz necessária. Muitas pessoas sabem da importância da suplementação com ômega 3 para a saúde cardiovascular, mas desconhecem sua importância para a recuperação esportiva. 

 

A capacidade anti-inflamatória do ômega 3 pode auxiliar muito o atleta em uma fase em que a ingestão de carboidratos é reduzida enquanto o volume do treinamento é elevado. Em off-season sugere-se entre 1 e 2 gramas de ômega 3 ao dia, enquanto em pre-contest, deve-se elevar essa quantidade para entre 2 a 3 gramas/dia. 

 

Uma substância com grande capacidade antioxidante e pouco conhecida, é a N-acetil-cisteína (NAC). Esse composto pode auxiliar muito na recuperação muscular. É um grande aliado do nosso sistema imune, lembrando que a recuperação da musculatura depende diretamente do nosso sistema imune funcionando 100%. 

 

Creatina

 

Um erro clássico cometido por muitos atletas, principalmente mulheres, é retirar a suplementação de creatina no período pre-contest. Isso deve-se ao receio da creatina reter líquidos. Sim, a creatina retém líquidos! Mas, de forma intracelular, o que pode ser interessante pensando em uma musculatura “mais cheia”, com ótima densidade. Portanto, a creatina é um suplemento fundamental tanto no período off-season quanto no período pre-contest

 

Aminoácidos Essenciais

Uma suplementação atualmente controversa, mas que pensando em recuperação pode auxiliar o atleta, é o uso de aminoácidos essenciais. Sua utilização tanto antes quanto depois do exercício pode ser uma grande aliada nessa fase. Pensando em estimular a síntese proteica, principalmente em uma fase de ganho de massa muscular, o mais importante é ter uma ingestão adequada de proteínas distribuída em pelo menos quatro refeições no dia. 

 

Mas, em uma fase em que a ingestão de carboidratos é reduzida e o volume do treinamento elevado, a suplementação com estes tipos de aminoácidos é muito bem-vinda pensando em otimizar a recuperação muscular. Como sempre dizemos: não existe suplemento bom ou ruim. A questão é avaliar o contexto em que a suplementação será inserida. 

 

Suplementação Pre-contest

 

Normalmente o atleta realiza duas sessões de treino nessa fase pre-contest. Uma delas, o treino de musculação e a outra o treino aeróbico. Para o treino de musculação, entre 30 e 45 minutos antes, sugere-se a suplementação com um composto pensando em otimizar a performance no treino, além de proporcionar maior vasodilatação. 

 

Como exemplo, temos o Vasculor, que vai muito bem em treinos um pouco mais prolongados e possui beta-alanina, substância que, ao ser utilizada regularmente, apresenta redução da acidose muscular, sendo uma grande aliada para treinos com drop sets ou séries combinadas, técnicas muito comuns na fase pre-contest

 

Já antes da sessão de aeróbico, pensando em otimizar a lipólise, seria interessante a suplementação com oxydrol, cerca de 30 minutos antes do início do exercício. Inclusive, quando o exercício aeróbico é realizado em jejum, esse benefício é otimizado. Oxydrol contém, além da cafeína, cromo, extrato de café verde e laranja moro, compostos que auxiliam na lipólise. Durante o exercício, acontecerá a beta-oxidação, que efetivamente será a utilização de gordura como fonte de energia. 

 

A suplementação com colágeno do tipo 2, pensando em saúde articular, é muito interessante em qualquer fase, mas lidar com epicondilites ou demais desconfortos na fase final da preparação é algo indesejável para qualquer atleta. Portanto, 40 mg/dia de colágeno tipo 2 pode ser um grande adendo nessa fase.

 

Conclusão 

 

Um campeão é aquele que cuida de cada detalhe da sua preparação! Com o avanço da indústria da suplementação esportiva, o atleta possui mais ferramentas para atingir grandes resultados de maneira mais confortável e saudável. Para isso, ele precisa de informação e de produtos de extrema qualidade. Na Darkness, temos as duas coisas: informação de qualidade e os melhores suplementos para hipertrofia! Espero ter ajudado em sua busca pela melhor performance.

 

 

Rodolfo Peres

Nutricionista | Expert Integralmedica

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