Para que serve a glutamina: como tomar e dicas

A glutamina é um aminoácido, que pode ser considerada praticamente como não essencial. A glutamina sendo um aminoácido vai contribuir para a formação da síntese de proteínas ou em alguns casos como fonte energética no organismo.

Um fator muito importante em nosso dia a dia, são os nossos treinos. O exercício físico regular é uma das melhores ferramentas para diminuir o percentual de gordura das pessoas, bem como aumentar a massa magra e diversos outros benefícios à saúde, como diminuição da ansiedade e diversos outros aspectos. 

Porém quando os treinos não são controlados existe uma grande chance de a pessoa desenvolver quadros de excesso de treinamento (Overtraining), principalmente se essa pessoa faz muitas horas de exercício ao dia e tem uma alimentação e um sono inadequado.

Esse excesso de treinamento pode gerar uma série de prejuízos para o organismo, como a diminuição da massa muscular, o aumento da ansiedade e do stress, bem como o aumento de hormônios catabólicos e uma diminuição das células do sistema imunológico dessa pessoa. 

Então uma estratégia interessante, além de ajustar os fatores que conversamos acima, é utilizar a suplementação para minimizar esses efeitos catabólicos do excesso de treinamento.

Uma das estratégias bem interessante que vem sendo discutida é a suplementação de glutamina, um suplemento bastante versátil que pode auxiliar o nosso organismo em diversas funções que falaremos agora.

Então papel e caneta na mão, pois você aprenderá nesse post como tomar e quais as funções da suplementação de glutamina.

O que é a glutamina?

A glutamina é um aminoácido, que pode ser considerada praticamente como não essencial. Ou seja, a glutamina sendo um aminoácido vai contribuir para a formação da síntese de proteínas ou em alguns casos como fonte energética no organismo, grande parte da quantidade de glutamina no nosso organismo é produzido pelo nosso corpo, porém em algumas quantidades nós precisamos obter da alimentação e em alguns casos específicos precisamos de um aporte maior vindo da suplementação.

O que é glutamina: Para que serve a glutamina?

Melhorar o funcionamento do intestino

Além de fornecer energia para as células intestinais, a glutamina também auxilia na síntese das junções de adesão das células intestinais, ou seja, o que mantém uma célula no intestino “grudada” a outra, tem importância com a suplementação de glutamina.

Prevenir doenças do coração

Uma das funções da glutamina é auxiliar na prevenção de doenças do coração, especialmente pela sua potente ação antioxidante, combatendo os radicais livres.

Auxiliar na recuperação muscular

Estudos observaram que a administração de glutamina promove o aumento dos estoques de glicogênio muscular, fato que pôde beneficiar a recuperação da lesão muscular induzida pelo exercício exaustivo após um protocolo de exercício de alta intensidade.

Dar suporte para o sistema imunológico

Uma das principais funções da Glutamina é a melhora do sistema imunológico, devido ao fato da glutamina ser uma importante fonte de energia para as células imunológicas.

Rápida fonte de aminoácidos

A glutamina é um aminoácido encontrado na sua forma livre, sendo rapidamente disponibilizada para o organismo. 

Ação antioxidante

A ação antioxidante da glutamina é importante para a recuperação muscular, além de muitas outras funções como retardo do envelhecimento, diminuição no risco de adquirir certas patologias, melhora da função anti-inflamatória, etc.  

 Estimular a síntese proteica

A glutamina estimula a síntese proteica, sinalizando assim a hipertrofia muscular e acelerando o processo de recuperação muscular.

 Melhora da memória

A glutamina aumenta a disponibilidade de neurotransmissores, ajudando assim na melhoria da concentração, e memória.

O que é Glutamina: as pessoas também perguntam

Glutamina emagrece?

Não, a glutamina não tem ligação direta com o processo de emagrecimento. Entretanto, a glutamina consegue combater efeitos negativos do excesso de peso como inflamação e estresse oxidativo.

Como e quando tomar glutamina?

A glutamina tem efeito crônico, ou seja, pode ser utilizada em qualquer momento do dia. O mais importante é seu uso diário.

Quais são os perigos de tomar glutamina?

Não existem efeitos colaterais quanto a utilização da glutamina.

Alimentos ricos em glutamina: confira

A glutamina está presente na proteína de diversas fontes de alimentos de origem animal e vegetal, como trigo, farinha, soja e ovos, entre outros.

Qual a diferença entre glutamina e Bcaa?

A glutamina é um aminoácido isolado condicionalmente essencial, enquanto que o BCAA é formado por 3 aminoácidos essenciais, leucina, isoleucina e valina.

Glutamina Darkness:
A glutamina da darkness tem um diferencial com relação às outras glutaminas do mercado, o selo Creapure de qualidade e pureza de nutrientes.

Conclusão

Vejam que somente o treino em alta intensidade sem um controle desses exercícios, e até mesmo um controle da alimentação e da suplementação, podem prejudicar os seus resultados e dificultar o seu ganho de massa muscular ou seu emagrecimento.

Espero que tenham gostado, pessoal! Continuem nos acompanhando para terem mais informações sempre. Siga nossos canais no instagram e a Integral Tv no Youtube.

Abraços e até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conteúdo Relacionado

plugins premium WordPress
Rolar para cima