Memória muscular: o que é e como funciona?

Memória muscular: o que é e como funciona? | Blog Darkness

Memória muscular é uma adaptação importante, especialmente para quem precisa interromper a prática regular de atividade física. Para saber o que é e como funciona essa memória muscular, preparamos um texto completo sobre o assunto.

O que é memória muscular?

Memória muscular é uma resposta adaptativa que acontece em nosso músculo. Resumidamente, quando treinamos aumentamos a quantidade e o tamanho dos nossos Mionúcleos (estruturas presentes nas fibras musculares). Quando paramos de treinar (período chamado de Destreinamento), diminuímos o tamanho dos Mionúcleos, porém não a quantidade adquirida com o treinamento. Esse número aumentado de Mionúcleos é o que provoca a memória muscular. Essa memória muscular é a capacidade de recuperar a força e massa muscular mais rapidamente.

Como funciona a memória muscular?

Basicamente quando treinamos ganhamos força e massa muscular (através da formação de novos mionúcleos). Após um período de destreinamento essas adaptações positivas irão facilitar com que a força e massa muscular retorne rapidamente aos seus níveis antes da inatividade.

Como desenvolver a memória muscular?

Efeito protetor da carga repetida

Podemos considerar o efeito protetor da carga repetida como uma adaptação parecida à memória muscular. Esse efeito protetor da carga repetida nada mais é do que uma adaptação da fibra muscular a um estímulo. Ou seja, se você realiza um exercício não habitual (que nunca fez ou que não está acostumado a fazer), na próxima vez que realizar esse exercício terá menos dificuldade em fazê-lo, mesmo dor muscular e menor estresse fisiológico.

Tenha uma rotina constante de treinos

Para aumentarmos o número de Mionúcleos e assim ter uma boa memória muscular, precisamos ter constância nos treinos. Isso porque, para termos uma resposta adaptativa positiva nas nossas fibras musculares (como ganhos de força e massa muscular com consequente aumento no número de Mionúcleos), precisamos de uma rotina de treinos a longo prazo.

Garanta um bom repertório de exercícios

Qualquer tipo de exercício, até os exercícios para a panturrilha, pode gerar e se beneficiar da memória muscular, independente do seu repertório. Mesmo que o repertório de exercícios seja ruim, a memória muscular irá acontecer.

Quais são as principais vantagens de desenvolver sua memória muscular?

Recuperação rápida após lesões e períodos de inatividade

Quanto mais treinado foi o indivíduo, mais memória muscular ele tem. Isso trará uma grande vantagem para ele caso sofra algum tipo de lesão é preciso interromper os treinos. Pois, quanto mais memória muscular temos, mais rápida será a sua recuperação muscular, mais rápidos aconteceram os ganhos de força e massa muscular também.

Melhora na Resposta Muscular

Resposta muscular indica alguma adaptação positiva que você terá no músculo com o treino. Memória muscular não significa você ter mais resposta muscular, mas sim retornar ao que você já tinha ganho antes do início deste treinamento, só que de forma mais rápida. São coisas diferentes.

Quanto tempo leva para recuperar toda a memória muscular?

Nível de treinamento

Quanto mais treinado for um indivíduo, maior será a sua memória muscular e mais rápido ele recuperará a sua força e massa muscular após um período de inatividade.

Idade

Não existe indícios de que a idade melhore a memória muscular, tendo em vista que a memória muscular é desenvolvida com o período de treinamento, e não com a idade do indivíduo

Tempo de inatividade

Quanto mais tempo o indivíduo ficar parado dos treinos, ou seja, em inatividade, maiores serão as perdas de força e massa muscular.

A partir de quando é possível construir memória muscular?

Estudos mostram que entre 6 e 8 semanas começamos a ter uma adaptação duradoura nos ganhos de força e massa muscular. É com essa adaptação que começamos a ter uma memória muscular na volta de um período de Destreinamento. É importante dizer que quanto mais tempo de treino e mais resultado você tiver com o treinamento, maior será sua memória muscular.

Conclusão

A memória muscular é interessante para quem terá que passar por um período de inatividade ou desse treinamento, onde muitas vezes esse período pode ser planejado (como no caso de uma cirurgia em decorrência de uma lesão).

Por isso, é importante manter uma rotina dedicada de treinos! Quer saber mais sobre as diversas modalidades de treinamento? Fique com a Darkness e entenda mais sobre o treino ABC e outros formatos!

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