Hipercalórico: Como Tomar, Benefícios e Para que Serve

Os suplementos hipercalóricos são aliados fundamentais para aqueles que almejam aumentar sua ingestão calórica diária, especialmente visando o ganho de peso e desenvolvimento muscular eficiente. Estes produtos são formulados para fornecer uma quantidade concentrada de calorias em cada porção, sendo amplamente adotados por atletas, entusiastas do fitness e indivíduos que buscam promover crescimento muscular e recuperação eficaz.

Essencialmente, um suplemento hipercalórico é desenvolvido para oferecer um excedente calórico substancial além das necessidades energéticas básicas do indivíduo. Combinando carboidratos complexos, proteínas de qualidade, gorduras saudáveis, e nutrientes essenciais, esses suplementos visam otimizar a entrega de nutrientes cruciais para a construção muscular e reparação dos tecidos, facilitando ganhos significativos em peso e massa magra.

Embora frequentemente associados ao fisiculturismo e à hipertrofia muscular, os suplementos hipercalóricos também são uma alternativa viável para pessoas com dificuldades em atingir a ingestão calórica necessária através da alimentação convencional, como indivíduos com metabolismo acelerado, atletas de resistência ou pessoas em processo de recuperação de doenças.

É importante ressaltar, no entanto, que esses suplementos não são uma solução milagrosa e devem ser integrados a uma abordagem holística que inclua uma alimentação equilibrada e um programa de exercícios apropriado para garantir resultados sustentáveis e duradouros em termos de saúde e fitness.

Hoje, vamos conversar como tomar o hipercalórico da melhor forma!

QUAL A FUNÇÃO DO HIPERCALÓRICO?

 

O hipercalórico é um suplemento que tem como objetivo fornecer uma grande quantidade de calorias em pouco volume alimentar, ou seja, muita caloria em pouca quantidade de comida. Para isso, o hipercalórico Monsterone Darkness contém quantidades consideráveis de carboidrato, proteína e gordura, sendo o macronutriente mais presente o carboidrato.

Dessa forma, devemos tomar cuidado com as alegações de: o hipercalórico tem função de engordar! Ou então, que o hipercalórico faz você ganhar massa magra!

É importante deixar claro que, a única função do hipercalórico é fornecer uma grande quantidade de calorias em um baixo volume alimentar. Agora, o que essas calorias farão no seu corpo vai depender do contexto inteiro, como por exemplo: Como está a sua alimentação, seus treinos, sua rotina entre outros fatores.

 

As calorias do hipercalórico podem ser utilizadas de diversas maneiras, porém dependem de um contexto. Vamos imaginar uma pessoa que está treinando, tem uma rotina muito corrida e tem dificuldade de consumir as calorias necessárias para desempenhar as tarefas do dia e o treino. Neste caso, o hipercalórico pode ser útil.

SOU MUITO MAGRO POSSO TOMAR HIPERCALÓRICO?

 

Pode sim! Muitas pessoas ficam na dúvida em como tomar hipercalórico, se podem tomar ou se devem tomar. No caso de pessoas muito magras, se não houver nenhuma condição clínica (diabetes ou outras), não há contraindicação para tomar hipercalórico. Contudo, é necessário fazer uma avaliação completa do indivíduo e verificar se é necessária a suplementação com hipercalórico, sendo que essa avaliação deve ser realizada por um profissional nutricionista.

Os indivíduos mais magros podem se beneficiar do uso do suplemento hipercalórico, pois ele pode ajudar no ganho de peso. Por exemplo, vamos imaginar um indivíduo que apresenta um IMC abaixo de 18,5, sendo caracterizado como baixo peso, e ainda, têm dificuldades em se alimentar e treinar musculação. Com essas condições, o hipercalórico pode ajudar o indivíduo a ganhar peso e construir músculos.

Alguns pontos importantes devem ser citados com o uso do hipercalórico para indivíduos magros: apesar do indivíduo precisar ganhar peso, esse peso deve ser majoritariamente de massa magra e não de gordura. Isso nos leva a outro ponto, que se o indivíduo não treinar, ele não ganhará massa muscular, mesmo utilizando hipercalórico, e ainda, o sedentarismo junto ao uso de hipercalórico pode favorecer o ganho de gordura no contexto de superávit calórico.

COMO TOMAR HIPERCALÓRICO? QUAL A QUANTIDADE INDICADA?

 

As quantidades ideais de como tomar hipercalórico são individuais, ou seja, dependem da necessidade de cada pessoa e por isso é extremamente importante que a suplementação seja prescrita por um profissional nutricionista, para que assim haja assertividade e um melhor aproveitamento da suplementação. Algumas pessoas vão precisar de apenas 1 scoop, outras de mais. 

QUANTAS VEZES SE DEVE TOMAR HIPERCALÓRICO POR DIA?

 

A indicação de como tomar hipercalórico e quantas vezes tomar é individual, sendo necessária a avaliação por um profissional nutricionista. Como dito anteriormente, as pessoas têm demandas energéticas diferentes e, por isso, a prescrição é individual.

Não é indicado o consumo exagerado de hipercalórico, pois ele contém o que chamamos de “calorias vazias”, que é o conceito de calorias sem outros nutrientes, como vitaminas, minerais, fibras e compostos bioativos. Além disso, o hipercalórico contém muitos açúcares que podem desencadear respostas metabólicas prejudiciais e inclusive favorecer o ganho de gordura (por ter MUITA CALORIA!). Por outro lado, caso utilizado de maneira correta, pode favorecer o ganho de massa muscular e também uma melhor performance esportiva. Tá vendo como não é o suplemento que causa melhora ou piora, e que tudo depende de um contexto?

QUANTOS QUILOS O HIPERCALÓRICO ENGORDA?

 

O hipercalórico isoladamente não fará você engordar. Para engordarmos precisamos estar em uma condição chamada Superávit Calórico, mas o que isso significa?

Superávit Calórico é quando estamos comendo mais calorias do que nosso corpo precisa, dessa forma nosso corpo fica com calorias sobrando e pode utilizá-la ou estocá-la. Quando analisamos o contexto de ganhar gordura por meio do superávit calórico, o indivíduo está consumindo exageradamente mais calorias do que precisa, e caso não haja estímulo para essas calorias serem direcionadas para a síntese proteica ou melhora no desempenho esportivo, o processo de lipogênese é favorecido e predomina.

Você já deve ter ouvido falar que os atletas fazem o “bulking” quando querem ganhar massa muscular. O bulking é o Superávit Calórico, a diferença é que os atletas estão treinando (dando estímulos), e isso faz com que as calorias excedentes sejam prioritariamente direcionadas para o ganho de massa muscular e performance. A lipogênese (ganho de gordura) irá acontecer também, mas em menores proporções.

QUANTO TEMPO DEMORA PRA GANHAR PESO COM HIPERCALÓRICO?

 

Com o raciocínio que estamos criando no conteúdo de hoje, acredito que você já tenha percebido que essas questões de “quanto tempo” ou “quanto eu preciso tomar” são questões que precisam de um contexto e precisam de uma análise profissional para conseguir detalhar os possíveis ganhos com o uso da suplementação.

Por isso, caso você esteja pensando em comprar um hipercalorico, ou quer saber como tomar hipercalórico de forma correta, procure um auxílio de um nutricionista,

PODE TOMAR HIPERCALÓRICO DE BARRIGA VAZIA OU EM JEJUM?

 

De maneira geral, pode. Só tome cuidado caso você sinta azia, refluxo ou algum desconforto gastrointestinal… Não é algo comum, mas pode acontecer. Indivíduos com diabetes mellitus tipo I ou II devem tomar mais cuidado, porque o hipercalórico tem bastante carboidrato.

PODE TOMAR HIPERCALÓRICO COM IOGURTE?

 

Pode sim! Inclusive fica muito nutritivo e mais saboroso.

Você também pode optar por hipercalóricos naturais, que envolvem alimentos como leite, aveia, abacate, iogurte, semente de chia, banana, entre outros. Essa combinação consegue juntar os macronutrientes (carboidrato, proteína e gordura), bem como vitaminas, minerais e compostos bioativos.

QUAL A QUANTIDADE DE ÁGUA PARA TOMAR COM HIPERCALÓRICO?

 

A IntegralMédica recomenda como tomar o hipercalórico da seguinte forma: Diluir 2 scoops em 300ml de água. Contudo, você pode colocar mais ou menos água, de acordo com sua preferência.

 

QUAL O MELHOR MOMENTO PARA TOMAR HIPERCALÓRICO?

 

ANTES DO TREINO:

 

Você pode tomar hipercalórico antes do treino sem problemas algum. Porém, devemos pontuar algumas coisas importantes:

Apesar do hipercalórico conter bastante carboidrato, consumi-lo logo antes do treino não fará diferença na sua performance, pois esse carboidrato não será utilizado como fonte de energia. Isso se deve pelo tempo de digestão, absorção e síntese de glicogênio muscular, que não acontece em menos de 3h. Logo, se você deseja utilizar o hipercalórico como uma “recarga de carboidratos” e favorecer a síntese de glicogênio muscular, é importante consumir, no mínimo, 3 horas antes do treino. 

Contudo, essa estratégia nutricional é mais válida para indivíduos que treinam mais de uma vez ao dia, e precisam repor carboidrato rapidamente. Para a população geral, não há necessidade de adotar essa estratégia, pois o glicogênio muscular consegue ser sintetizado normalmente apenas com a dieta.

 

DEPOIS DO TREINO:

 

Você também pode tomar o hipercalórico após o treino. Para pessoas que treinam mais de uma vez ao dia, tomar o hipercalórico após o 1° treino é uma estratégia válida para repor o glicogênio mais rapidamente e garantir que a performance no 2° treino seja mantida. Para a população geral, é apenas questão de preferência, levando em conta que a pessoa esteja com a dieta adequada.

PARA QUEM É INDICADO O USO DE HIPERCALÓRICOS?

 

O uso de hipercalórico pode ser recomendado para pessoas que precisam consumir muitas calorias e, por meio da dieta (alimentos), está difícil. Vamos imaginar que um praticante de exercício físico precise comer 3000 calorias. 

Essa quantidade é totalmente possível de ser atingida por meio da alimentação, contudo caso haja um aumento das calorias, o sujeito precisará comer mais, consequentemente, precisará comer mais arroz, feijão, aveia, entre outros alimentos. Mas isso pode ser difícil, pois o volume alimentar fica muito alto, o indivíduo não tem mais apetite para comer tudo o que precisa, e então, nesses casos o hipercalórico pode ser útil, tanto a suplementação, quanto o natural.

 

COMO O HIPERCALÓRICO AGE NO ORGANISMO?

 

O hipercalórico fornece macronutrientes (carboidrato, proteína e gordura). Esses macronutrientes serão digeridos e absorvidos, tornando-se disponíveis para o corpo utilizar. Existem milhares de vias bioquímicas das quais os carboidratos, proteínas e gorduras participam. Mas vamos falar apenas resumidamente de uma: Performance e ganho de peso.

As calorias fornecidas pelo hipercalórico (quando bem calculadas na dieta), podem favorecer uma melhor performance e ganho de peso (massa magra). O carboidrato poderá ser utilizado para sintetizar glicogênio muscular e poupar a proteína de ser utilizada como fonte de energia (efeito anti-catabólico do carboidrato). A proteína pode ser utilizada para favorecer a síntese proteica e consequentemente a massa muscular.

QUAIS OS BENEFÍCIOS DO HIPERCALÓRICO DARKNESS?

 

O principal benefício do hipercalórico Darkness é disponibilizar uma grande quantidade de calorias em um baixo volume alimentar, e isso nos leva a outros benefícios, como praticidade.

 

 

CONCLUSÃO:

 

O hipercalórico é um suplemento concentrado em calorias, sendo útil para quem busca consumir muita caloria em um baixo volume. Seu uso deve ser muito bem calculado na dieta, para direcionar o ganho de massa muscular e prevenir o ganho de gordura. É possível fazer hipercalórico caseiro, o que torna bem mais nutritivo. Caso esteja interessado no hipercalórico, consulte um nutricionista para melhor auxiliá-lo e saber como tomar o hipercalórico.

 

Abraços

Nutricionista Juan Cardoso

@nutrijuancardoso

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conteúdo Relacionado

plugins premium WordPress
Rolar para cima