Quem são os atletas fisiculturistas? Conheça os maiores nomes do Brasil e do mundo!

homem fazendo exercício de musculação

O fisiculturismo é um esporte no qual os atletas fisiculturistas devem desenvolver sua musculatura em vários níveis, como tamanho, definição, proporção, simetria e harmonia. Inicialmente praticado apenas por homens, atualmente conta também com mulheres nas competições, que são organizadas em várias categorias.

Mas o que exatamente fazem os fisiculturistas? O Brasil está representado nesse esporte? Neste artigo, vamos falar tudo sobre essas feras do crescimento muscular, explicando como funcionam as competições e apresentando os maiores nomes brasileiros e internacionais. Confira!

Como é a rotina dos fisiculturistas?

O fisiculturismo é um esporte no qual o atleta deve seguir uma rotina pesada de treinos de musculação para atingir o shape ideal e disputar na sua categoria competitiva. No entanto, esse esporte exige muito mais do que simplesmente levantar pesos todos os dias.

Os treinos de um fisiculturista são o que podemos chamar “a elite da musculação”, uma vez que são elaborados com foco em elevar os níveis de crescimento muscular e de definição a patamares cada vez mais extremos.

Sendo assim, os treinadores montam séries de exercícios focados em certos grupos de músculos bastante específicos, utilizando aparelhos de musculação, cargas e halteres. Nesse tipo de treino, prioriza-se o volume da carga em vez de números de repetições.

Atleta treinando bíceps na máquina

Além disso, outra função do fisiculturista é ter um acompanhamento constante de profissionais da nutrição, uma vez que necessitam manter uma dieta saudável e equilibrada, exclusivamente pensada para seus objetivos de competição. Três nutrientes têm presença obrigatória no prato e nos suplementos utilizados por fisiculturistas: proteína, carboidrato e gordura saudável.

A proteína desempenha um papel muito importante na construção e no aumento da massa muscular do atleta. Já os carboidratos e gorduras são essenciais para fornecer energia, possibilitando treinos de alto desempenho e mais duráveis.

Nesse processo, os suplementos alimentares são verdadeiros aliados desses atletas, que conseguem otimizar tanto a sua performance quanto os resultados com produtos como creatina, BCAA, whey protein, entre outros suplementos.

Como funcionam as competições de fisiculturismo?

Assim como outros esportes, o fisiculturismo conta com competições próprias, em que os atletas disputam por meio de campeonatos regionais, nacionais e mundiais.

De forma geral, os atletas se apresentam nos palcos com poses, coreografias e roupas pensadas justamente para favorecer a exibição dos corpos musculosos, permitindo que os jurados foquem em todos os detalhes do desenvolvimento.

Atleta de fisiculturismo fazendo um posedown na competição Arnold Brasil

É comum também o uso de óleos, cremes e loções que realçam o brilho da pele e evidenciam as curvas e o tônus de cada grupo de músculos. Os jurados avaliam os competidores a partir de critérios como:

  • maior definição de músculos;
  • menor percentual de gordura corporal;
  • proporções e simetria;
  • harmonia estética.

Nas competições, os atletas têm em torno de 1 minuto para fazer sua exibição, e as bancas julgadoras costumam contar com cinco ou sete árbitros, os quais atribuem notas aos fisiculturistas para classificar os melhores.

Quais são as categorias do fisiculturismo?

As competições de fisiculturismo se dividem em duas grandes modalidades: masculina e feminina. Cada uma tem suas próprias provas, com seus próprios critérios de avaliação. A seguir, apresentamos os detalhes de cada uma.

Categorias masculinas

Os fisiculturistas masculinos competem nas seguintes categorias:

  • Fisiculturismo clássico (classic physique): o shape buscado é o “clássico”, aquele dos primeiros fisiculturistas, menos volumoso e algo que se aproxima mais de um shape alcançável por quem não é fisiculturista;
  • Men’s physique: busca uma assimetria no tronco, em que os ombros e o peitoral são mais largos que a cintura, ou seja, um formato de tronco em “V”;
  • Men’s bodybuilding open: categoria mais antiga e que reúne as lendas desse esporte, cujo objetivo é o máximo desenvolvimento muscular possível, sem limite de peso e tamanho;
  • 212 libras: refere-se ao peso máximo que os atletas podem ter, ou seja, até 94 kg. Embora não haja limite de altura, os atletas costumam ser menores devido ao limite máximo de peso;
  • Wheelchair: é a categoria de atletas que necessitam de cadeira de rodas como meio de locomoção. O objetivo também é o máximo desenvolvimento muscular.

Categorias femininas

As mulheres competem nas seguintes categorias de fisiculturismo feminino:

  • Wellness: são avaliados o volume muscular, o condicionamento da atleta e sua presença de palco, sendo que os membros inferiores devem ser mais desenvolvidos que os superiores.
  • Bikini: o foco está menos no volume e mais na tonificação muscular, além de um bom condicionamento. As atletas devem manter os traços femininos e uma simetria e harmonia estéticas;
  • Woman’s physique: é necessário ter um bom equilíbrio entre volume muscular elevado e simetria, conservando os traços femininos da atleta;
  • Figure: exige uma estrutura corporal em “Y”, ou seja, membros superiores mais desenvolvidos que os membros inferiores. Outro ponto considerado é o condicionamento físico do atleta.
  • Woman’s bodybuilding: assim como no men’s bodybuilding open, as atletas devem desenvolver ao máximo os músculos, sem limite de peso e tamanho, além de condicionamento físico.

Quem são os maiores fisiculturistas do Brasil e do mundo?

Os melhores fisiculturistas da história são aqueles que já passaram pelo maior evento de fisiculturismo do mundo, o Mr. Olympia, entre eles alguns brasileiros.

O Mr. Olympia pode ser considerado a “copa do mundo” dos fisiculturistas. Criado em 1965 pelo canadense Joe Weider, o evento acontece em vários lugares do mundo, e em 2024 ocorrerá em Las Vegas, no estado de Nevada, nos Estados Unidos.

Confira os principais atletas que já participaram desse evento gigantesco!

Arnold Schwarzenegger

Isso mesmo, o astro do cinema e ex-governador do estado da Califórnia é um monstro do fisiculturismo também. De nacionalidade austro-americana, Arnold Schwarzenegger já esteve sete vezes entre os vencedores do Mr. Olympia!

Arnold Schwarzenegger posando para uma competição

Ronnie Coleman

Esse norte-americano do estado de Louisiana já ganhou oito vezes consecutivas o título de Mr. Olympia, entre 1998 e 2005. Seus pontos mais fortes sempre foram a definição e a simetria.

Lee Haney

Na esteira de Ronnie Coleman, Lee Haney também já levou oito estatuetas do Mr. Olympia. A trajetória de Lee começou cedo, aos 11 anos de idade, tendo competido pela primeira vez aos 16.

Juliana Malacarne-Doyle

Entre atletas fisiculturistas brasileiros está Juliana, nossa atleta com mais títulos do Mr. Olympia. Foi tetracampeã consecutiva do evento, de 2014 a 2017, na categoria Woman’s Physique. Um orgulho do nosso país!

Alcione Santos

Além de trazer três títulos do IBFF (International Bodybuilding and Fitness Federation) para o Brasil, a baiana Alcione levou nosso país ao pódio do Mr. Olympia 2023, ocupando a 3ª colocação. Ela começou no fisiculturismo em 2013, e em 2024 será sua segunda vez no Mr. Olympia.

Rafael Brandão

Nosso maior nome na categoria open, Rafael foi o primeiro paulista a se classificar nesta categoria, em 2020, mas não competiu devido a sequelas da Covid-19. Entretanto, volta em 2022 e conquista seu lugar no top 10 mundial. Também conta com dois títulos do IFBB (International Federation of Fitness and Bodybuilding).

Prepare-se para fortes emoções no Mr. Olympia 2024

Agora você já sabe o que fazem os fisiculturistas e conhece os principais atletas desse esporte tão interessante, que exige muita dedicação e garra de seus praticantes. Além disso, viu que o Brasil está muito bem representado no fisiculturismo, com atletas renomados e diversos pódios internacionais.

Agora, é torcer por nossos fisiculturistas no Mr. Olympia 2024, que acontece entre os dias 10 e 13 de outubro, em Las Vegas. A Darkness se uniu a esse evento mundial como patrocinadora oficial, com o compromisso de levar o fisiculturismo nacional para o mundo!

Portanto, não deixe de apreciar esse evento gigantesco, com os maiores monstros do nosso planeta. Conheça todos os detalhes sobre o Mr. Olympia 2024!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conteúdo Relacionado

plugins premium WordPress
Rolar para cima