Exercício Anaeróbico para Alta Intensidade

homem fazendo exercício anaeróbico

Quando nos referimos ao tipo de exercício, essa divisão ocorre entre exercícios anaeróbios e aeróbios, dependendo da duração e intensidade utilizamos como predominância a via aeróbia ou anaeróbia. Sendo assim, o exercício físico é utilizado para diversos objetivos, desde socialização até melhora do condicionamento, emagrecimento, hipertrofia, entre outros. Neste sentido, é comum dividirmos os exercícios físicos segundo essa classificação.

Hoje vamos aprofundar um pouco nosso conhecimento sobre as diferenças de cada via metabólica citada acima e espero que depois disso esteja mais familiarizado.

 

O que é exercício anaeróbico?

 

Exercícios anaeróbicos são aqueles feitos em moderada ou alta intensidade. Podem ter características de exercícios contínuos, entretanto o mais usual é que os exercícios anaeróbicos tenham uma característica intermitente, ou seja, um período de esforço intercalado com um período de recuperação.

 

Quais as diferenças de anaeróbio e aeróbico?

 

Os exercícios aeróbicos têm geralmente uma característica de exercícios contínuos, de moderada a longa duração e feitos em baixa intensidade. Já os exercícios anaeróbicos tem como característica intensidade moderadas e intensas, com menor duração comparado com a aeróbico e feito de forma intermitente, ou seja, um período de esforço seguido por um período de recuperação.

Quais são os benefícios de um exercício anaeróbico?

 

Os exercícios anaeróbicos ou estáticos são rápidos e explosivos. Eles aumentam a força e
a potência muscular, melhoram a resistência e o metabolismo basal, além de terem outros benefícios como:

  •         Aumento do gasto calórico
  •         Menor duração de cada sessão de treino comparada com o exercício aeróbico
  •         Aumento do metabolismo basal
  •         Auxilia na manutenção de massa muscular em dietas de emagrecimento

 

5 Exercícios Anaeróbicos

 

Musculação

 

A musculação é considerada uma atividade anaeróbica por ter uma característica intermitente, ou seja, realiza-se um período de esforço e logo na sequência um período de recuperação. Por exemplo, ao realizar um exercício como o agachamento, podemos fazer 4 séries de 10 repetições (esforço) com um intervalo de 2 minutos entre cada série (recuperação).

 

Treino HIIT, HIT, SIT e MIT


Atualmente um modelo de treino muito utilizado e divulgado é o HIIT (High Intensity Interval Training, ou treinamento intervalado de alta intensidade). Entretanto, existem ramificações importantes vindas do treinamento HIIT, como o treino HIT (High Intensity Training, ou treinamento de alta intensidade), SIT (sprint interval training) e MIT (moderate intensity training ou treinamento de alta intensidade).

O HIIT, SIT e HIT tem como característica a alta intensidade, sendo que o SIT é feito em intensidades supra fisiológicas (altíssima intensidade com curta duração), o HIIT é feito em alta intensidade com intervalos entre cada esforço, o que permite um volume de treino maior do que o HIT,  que tem como característica a alta intensidade porém de forma contínua, o que diminui o tempo total de esforço. Já o MIT é o treino feito em moderada intensidade, podendo ser contínuo ou intermitente.

 

Crossfit

O Crossfit é um esporte que utiliza movimentos complexos vindos do atletismo, ginástica e levantamento de peso. Como característica o Crossfit é feito em moderada e alta intensidade, tendo como predominância o metabolismo anaeróbio com grande gasto energético.

 

Endurance (corrida e ciclismo)

 

É possível que o treino de corrida (esteira) e ciclismo (bike ergométrica) tenha características aeróbicas ou anaeróbicas. Isso vai depender da intensidade (baixa, moderada e alta) utilizada no exercício, assim como a característica do treino (contínuo ou intervalado). Se o exercício for feito em alta intensidade de forma intervalada (mesclando esforço e recuperação) ele será um treino predominantemente anaeróbico. Agora se o treino for feito em baixa intensidade sem pausas ele terá predominância aeróbica.

 

Treinamento Funcional

 

O treino funcional utiliza exercícios movimentos vindos da musculação, Crossfit, pilates, entre outros. O que vai definir se o treinamento funcional é anaeróbico é a intensidade do treino, ou seja, treinos funcionais feitos em moderada e alta intensidade são predominantemente anaeróbios.

 

Conclusão

 

Treinos feitos em moderada e alta intensidade tem como predominância o metabolismo anaeróbico, trazendo benefícios estéticos e também na performance esportiva, independente da modalidade. 

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