Dieta da proteína: como funciona, o que comer e cardápio

Dieta da proteína: como funciona, o que comer e cardápio | Blog Darkness

A dieta da proteína prega que em sua maior composição o plano alimentar seja de proteínas, então pensando em uma distribuição, poderíamos pensar em 30-50% de proteínas, 30-40% de carboidratos e 30-20% de lipídios.

As proteínas são essenciais para nosso organismo, uma grande ingestão diária aliada com exercício físico nos garante que tenhamos uma quantidade de massa muscular muito boa. 

E essa quantidade de massa muscular eleva o nosso metabolismo, fazendo com que gastemos mais energia durante o dia e, consequentemente, tenhamos uma perda de gordura corporal. Assim, um consumo regular ao longo do dia de proteínas torna-se necessário.

A escolha de proteínas com alta qualidade possui um papel importante no processo de ganho de massa muscular, e um bom nutricionista pode auxiliar nessas escolhas através da elaboração de uma dieta equilibrada e que gere resultados, aqui nesse post te daremos várias dicas de como montar uma dieta da proteína, então leia até o final e anote todas as dicas.

O que é a dieta da proteína? Como ela funciona?

A dieta da proteína prega que em sua maior composição o plano alimentar seja de proteínas, então pensando em uma distribuição, poderíamos pensar em 30-50% de proteínas, 30-40% de carboidratos e 30-20% de lipídios. 

A ideia de uma dieta rica em proteínas é fornecer uma grande quantidade de aminoácidos para o organismo executar todas as suas funções. 

Aminoácidos são estruturas orgânicas que compõem dois grupos: as aminas e os ácidos carboxílicos. 

A junção de vários aminoácidos dará origem a uma proteína, ou seja, imagine um colar com várias pérolas, cada pérola poderia ser chamada de um aminoácido e o colar seria a proteína.

Quais são as vantagens da dieta da proteína?

As proteínas conseguem auxiliar na regeneração dos tecidos, principalmente o tecido muscular, e no aumento de massa muscular, uma vez que durante os treinos nossa musculatura sofre microlesões e tem as proteínas musculares desestruturadas, assim, com a ingestão dos aminoácidos nosso corpo utiliza boa partes desses aminoácidos para sintetizar novas proteínas para a musculatura e gerar o processo de regeneração tecidual muscular. 

Além de sintetizar novas proteínas musculares, esses aminoácidos podem ser utilizados para produzir outras proteínas em nosso organismo, mantendo assim as funções corporais básicas.

Além disso, esse aumento de musculatura (hipertrofia muscular) gera um maior gasto energético para o corpo, uma vez que o tecido muscular possui uma alta atividade metabólica. Com isso então nosso corpo gasta mais energia ao longo do dia e pode, a longo prazo, gerar uma diminuição de gordura corporal.

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O que comer na dieta da proteína?

Quais frutas posso comer na dieta da proteína?

Podemos incluir qualquer fruta na dieta da proteína, contanto que a quantidade seja respeitada, por exemplo: uma coisa é você ingerir uma banana no café da manhã, outra coisa é você ingerir uma salada de frutas grande no mesmo horário. Então se pensarmos em uma porção de frutas (1 banana, 1 maçã, 4-6 unidades de morango, 1 fatia fina de melão, 1 mexerica e etc) podemos trabalhar com a ingestão de 3 a 4 porções ao longo do dia sem problemas algum para o emagrecimento.

O que pode beber na dieta da proteína?

As bebidas geralmente não são recomendadas, a menos que evite adicionar açúcar nessas bebidas. O café sem açúcar é ok, já várias xícaras de café com açúcar podem comprometer seus resultados. A ingestão de grandes quantidades de sucos também não é recomendada, mesmo que natural, tente ingerir 1 ou 2 copos pequenos ao dia.

É importante também lembrar que a ingestão de bebida alcoólica é algo extremamente prejudicial, pois pode diminuir muito a massa muscular, trazendo uma dificuldade ainda maior na perda de gordura corporal, uma vez que o nosso músculo gasta muita energia para suas funções, e se diminuímos a quantidade de massa muscular, gastamos menos energia.

O que não pode comer na dieta da proteína?

O recomendado é não ingerir grandes quantidades de carboidratos e de lipídios, ao contrário do que prevê a dieta hipercalórica. Normalmente a dieta da proteína é realizada em períodos que desejamos diminuir o percentual de gordura corporal, porém devemos ter cuidado, uma vez que o seu consumo de carboidratos estará baixo, provavelmente o rendimento dos seus treinos serão afetados, então tome cuidado com a intensidade do seu treino.

Como se faz a dieta da proteína? Confira sugestão de cardápio simples e barato

  • Refeição 1: Dark Whey ou Nitrohard, ovos e aveia
  • Refeição 2: Filé de Frango ou Tilápia, arroz, brócolis, alface, tomate e pepino
  • Refeição 3: Dark Whey ou Nitrohard ou Ovos, banana e aveia
  • Refeição 4: Ovos, vegetais e 1 fruta
  • Refeição 5: Filé de Frango ou Tilápia, arroz, brócolis, alface, tomate e pepino

Dieta da proteína: receitas doces

Panqueca proteica doce

  • 4 Unidades de Clara de ovo
  • 1 Banana
  • 1 Xícara de chá de farinha integral
  • 1 Xícara de café de água potável
  • 4 Colheres de chá de Dark Whey ou Nitrohard

Modo de preparo:

Pegue todos os ingredientes, coloque no liquidificador e bata bem. Quando obter uma mistura homogênea, coloque um pouco do conteúdo em uma frigideira antiaderente e deixe dourar de um lado.

Depois, vire para o outro lado, com ajuda de uma espátula, para que também fique dourado. Quando estiver pronta, monte o recheio. Nós sugerimos que você pegue algumas bananas, amasse e coloque as uvas passas.

A dieta da proteína emagrece?

Quantos quilos são possíveis perder com a dieta da proteína?

Para essa pergunta não existe necessariamente uma única resposta, pois tudo depende da capacidade genética do indivíduo de diminuir a gordura corporal e não perder tanta massa muscular, afinal de contas se imaginarmos duas pessoas seguindo uma dieta muito bem calculada, dormindo muito bem e treinando de forma excelente, não necessariamente os resultados dessas duas pessoas serão os mesmos, pode ser que o primeiro indivíduo diminua mais a gordura corporal do que o segundo, isso se deve as respostas genéticas individuais.

Porém existem maneiras bem interessantes de você controlar a perda de peso e verificar se isso está ocorrendo de forma controlada, uma delas são as fotos e o espelho, essas duas ferramentas permitem você ir identificando se algumas regiões estão diminuindo, por exemplo nos homens a diminuição do volume na região central, tanto no abdômen quanto ao lado, na região da “pochete”, podem indicar diminuição de tecido adiposo (famosa cintura em V). Agora, se a região do peitoral e dos braços está aumentando e ao mesmo tempo as veias começam a ficar cada vez mais aparentes podem ser dois indicativos bons, o aumento de massa muscular nesses tecidos e também a diminuição de gordura corporal.

Uma outra maneira interessante de verificar essas alterações é através da avaliação física e o uso do adipômetro, pois o mesmo pode permitir identificar os milímetros de gordura nas regiões do peitoral, dos braços, do abdômen, da coxa e diversos outros locais, assim o controle da diminuição de gordura corporal pode ser feito de maneira mais precisa.

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Cuidados necessários ao começar esse tipo de dieta

Um dos principais cuidados que devemos ter é o controle da ingestão calórica e de carboidratos, pois se eles forem muito restringidos da dieta, provavelmente você terá uma perda de massa muscular mais agressiva, e depois terá prejuízos no resultado final da sua composição corporal.

Outro detalhe importante é o aumento da ingestão proteica, para manter a massa muscular em estado de déficit calórico devemos aumentar consideravelmente o consumo de proteínas, por isso ingerir quantidades maiores que 2,5g/kg/dia são estratégias interessantes.

Conclusão

Percebeu como a proteína tem um papel importantíssimo na manutenção da massa muscular e também na diminuição de gordura corporal? Então tente sempre se atentar ao seu consumo ao longo do dia, sem pular refeições.

Espero que tenham gostado pessoal! Continuem nos acompanhando para terem mais informações sempre. Sigam nossos canais no instagram @darknessnation e a Integral Tv no Youtube.

Abraços e até a próxima!

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