É melhor tomar creatina antes ou depois do treino?

É melhor tomar creatina antes ou depois do treino? | Blog Darkness

A suplementação de creatina vem ganhando cada vez mais espaço no mercado de suplementação mundial, isso porque a estratégia de suplementação com creatina tem se mostrado benéfica em diversas funções, trazendo assim melhorias não somente para a parte estética como também em relação à saúde da população.

Atualmente a suplementação de creatina é evidenciada como Nível A, ou seja, um suplemento que tem uma eficácia enorme em diversos objetivos e funções, e ainda conta com um alto grau de segurança em relação aos seus efeitos colaterais.

O que é creatina e para que serve?

A creatina é um composto nitrogenado formado a partir de três aminoácidos (glicina, arginina e metionina). Pode ser produzida pelos rins, fígado e pâncreas e tem uma importante função na ressíntese de energia em nosso organismo.

Porém além da ressíntese de energia, diversos trabalhos demonstram que a creatina tem função importante na recuperação muscular, através do aumento de água intracelular e também da síntese proteica muscular.

Ainda, estudos clínicos mostram papel importante da creatina com função antioxidante auxiliando na diminuição do estresse oxidativo, além de favorecer o processo de neurogênese.

Quais são os benefícios da creatina para os treinos?

A creatina tem um importante papel na ressíntese de energia em momentos de exercícios de alta intensidade, através da ressíntese de ATP, o sistema ATP-CP atua com a participação da creatina fosfato, que é formada pela suplementação da creatina monohidratada.

Além desse papel de ressíntese de energia, diversos estudos têm mostrado que a suplementação de creatina auxilia no processo de recuperação muscular, através do aumento de água dentro da célula muscular e também com o maior estímulo da síntese proteica intramuscular.

É melhor tomar creatina antes ou depois do treino?

A questão do tempo antes ou depois do treino ou a forma (se será em um líquido ou junto com alguma comida, ou direto na boca) é independente do ponto de vista de absorção. Entretanto, tomar cafeína e creatina juntos pode ser benéfico no pré-treino.

Como tomar creatina?

1. Suplementação cíclica

Ingestão de 20 g por dia durante 5-7 dias, divididos em doses de 5g em 4 momentos ao longo do dia, depois desses dias toma-se 3-5 g/dia uma vez por dia, em qualquer momento do dia, durante um período de 2-3 meses, depois encerra-se a suplementação por 2 meses, reiniciando logo em seguida da mesma maneira anterior.

 2. Suplementação constante

Ingestão de 0,03 g/kg de peso corporal uma vez por dia, em qualquer momento do dia. Nesse caso não precisa fazer ciclos, pode tomar constantemente a suplementação. Inclusive diversos estudos têm demonstrado que a suplementação em doses controladas (como a apresentada acima) não precisa ser interrompida com ciclos, a pessoa pode tomar essa dosagem por muitos anos sem prejuízos à saúde.

3. Suplementação com sobrecarga

Ingestão de 20 g por dia durante 5-7 dias, divididos em doses de 5 g em 4 momentos ao longo do dia, depois desses dias toma-se 3-5 g/dia uma vez por dia, em qualquer momento do dia.

Existe algum horário ideal para tomar creatina?

De acordo com os trabalhos científicos não existe um melhor horário para a suplementação de creatina. Ela pode ser tomada em qualquer horário do dia, o mais importante é você lembrar de suplementar todos os dias, inclusive nos finais de semana, mesmo que você não treine. Isso porque a quantidade de creatina no músculo é aumentada de forma crônica, ou seja, é dependente de vários dias/semanas para aumentar a quantidade de creatina intramuscular.

Perguntas frequentes sobre a creatina

Tomar creatina para treinar faz mal?

Não. Você pode tomar creatina normalmente para treinar depois, único porém que você precisa se atentar é como você vai fazer isso. Por exemplo, se você fizer uma grande quantidade de vitamina de frutas com leite, aveia e pasta de amendoim e tomar junto com a creatina, pode ser que essa alimentação te atrapalhe nos treinos devido ao seu trato gastrointestinal estar com boa parte do fluxo sanguíneo deslocado para o sistema digestório.

Porém esse problema pode ser resolvido facilmente, se você optar por tomar creatina com uma pequena quantidade de água.

A creatina faz engordar?

Não. A creatina pode fazer com que indivíduos vegetarianos ou veganos, principalmente, ganhem um pouco de peso, porém esse peso é exclusivamente água dentro da célula muscular, e não tem relação com gordura corporal. Pelo contrário, diversos estudos demonstram que esse acúmulo de água dentro da célula muscular pode ser benéfico para o aumento da síntese proteica muscular e diminuição de danos celulares.

Para quem a suplementação de creatina é indicada?

Mais um ponto positivo para a creatina: ela é indicada para todos os públicos! Desde atletas de alto rendimento, até praticantes de exercício físico que querem emagrecer. Isso mesmo, até no emagrecimento. Muitas pessoas acreditam que não devem tomar creatina quando estão em fase de emagrecimento, por receio de ganharem peso e, consequentemente, gordura corporal, mas é importante destacar que a creatina não tem esse potencial de favorecer o acúmulo de gordura. A suplementação de creatina só tem a capacidade de reter mais água dentro da célula, e para algumas pessoas, essa maior retenção gera um aumento de peso, mas aqui é importante lembrar que essa retenção é muito boa, pois diversos estudos apontam que esse processo auxilia na recuperação muscular e síntese de proteínas musculares de forma mais acelerada.

Qual é a melhor creatina para treinar?

Entre os produtos que trabalhamos, todos possuem excelente qualidade, então se tratando de segurança, absorção e qualidade você não precisa se preocupar. Ao que tudo indica, a creatina monohidratada possui uma ótima taxa de absorção e contém o melhor custo benefício, por isso a suplementação de creatina creapure pode aliar alta taxa de absorção, com a melhor qualidade e pureza do mercado.

O único porém aqui é você identificar como prefere ingerir a suplementação, se prefere pura em pó ou se prefere em cápsulas, pois ofertamos as duas opções. Existem pessoas que preferem cápsulas de suplementos, para não terem que sentir o gosto, e existem pessoas que não se dão bem com as cápsulas, pois ficam com receio de engasgar e etc. Então no final das contas a suplementação de creatina em pó ou cápsulas é mais uma preferência sua.

Conclusão

Assim, a suplementação de creatina tem se tornado cada vez mais importante e com destaque no mercado de suplementos e, nas prescrições nutricionais, perceba que várias são as possibilidades de aplicação do suplemento.

Além disso, esteja sempre atento sobre o que comer no pós treino e no pré treino para alinhar seus resultados ao treino, suplementação e alimentação.

Espero que tenham gostado pessoal! Continuem nos acompanhando para terem mais informações sempre. Sigam nossos canais no instagram @darknessnation e a Integral Tv no Youtube.

Abraços e até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conteúdo Relacionado

plugins premium WordPress
Rolar para cima