Benefícios da Cafeína: Conheça o composto com a Darkness

A busca por estratégias que melhorem o rendimento dos nossos movimentos durante o treino vem demonstrando que alguns compostos bioativos tem um potencial de estimular o nosso organismo e gerar uma maior produção de energia, bem como um maior estímulo para que fiquemos “ligados” e preparados para os treinos.

Assim, a cafeína tem se tornado uma importante aliada nos suplementos em nossa atualidade. Graças a estratégia de suplementação de cafeína, nós conseguimos estimular mais o indivíduo e fazer com que o mesmo consiga um maior recrutamento muscular durante os exercícios e tenha uma melhora de rendimento, demonstrando assim os benefícios da cafeína.

Por isso, hoje nós falaremos sobre a suplementação de cafeína e os seus benefícios e malefícios do uso no dia a dia para pessoas que desejam emagrecimento, mas também para indivíduos que desejam melhorar os seus rendimentos nos treinos. 

Então continue lendo que teremos várias dicas práticas para você organizar a sua suplementação de cafeína.

O que é a cafeína?

A cafeína é um alcaloide do grupo das xantinas, atuando como um estimulante do nosso sistema nervoso central (SNC). Um dos compostos bioativos mais consumidos no Brasil, esse ingrediente tem se tornado alvo de muitas pesquisas.

Atualmente conhecemos o uso dessa substância através de bebidas, como por exemplo o café, os energéticos, alguns refrigerantes e outros tipos de bebidas, porém também podemos ter o seu consumo através da suplementação da cafeína em pó.

Aqui é importante destacar que temos uma diferença em absorção para esse ingrediente em pó e as bebidas contendo essa substância, como por exemplo o café. 

Quando tomamos uma xícara de café, estamos ingerindo cerca de 60-80 mg de cafeína nessa xícara. Já a suplementação pode ser administrada até em 420 mg de uma única vez, ou seja, a concentração na suplementação torna-se muito maior.

Por isso algumas pessoas preferem a suplementação, para ter os benefícios da cafeína através do seu potencial maior em gerar respostas fisiológicas. Outras pessoas preferem a bebida, pois conseguem controlar melhor os efeitos colaterais da alta dose desse ingrediente, como por exemplo a taquicardia.

Seus efeitos em algumas respostas fisiológicas podem contribuir para a melhora do desempenho de indivíduos que praticam atividade física de diversas formas, como veremos logo adiante.

A cafeína é utilizada para manter as pessoas em estado de alerta, isso acontece, pois, a fórmula/molécula dessa substância se liga aos receptores do nosso cérebro e traz essa sensação de alerta. 

Nesses mesmos receptores podem se ligar às moléculas de adenosina, porém nesse caso causaria o efeito contrário ao alerta.

Ela tem se tornado cada vez mais popular dentre os praticantes de exercício físico com o objetivo de aumentar o estado de alerta durante os treinos, fazer com que o indivíduo consiga recrutar uma quantidade maior de musculatura para realizar a contração muscular e, consequentemente, gerar um ganho de potência nos treinos e melhores resultados relacionados a hipertrofia muscular.

Um outro objetivo comum é utilizar esse ingrediente com o objetivo de aumentar a oxidação de gorduras através da lipólise via produção de estimulantes dentro do nosso organismo. Isso pode contribuir, a longo prazo, para o processo de emagrecimento e ainda poupar o glicogênio muscular para os treinos mais intensos.

Quais os principais benefícios da cafeína?

Estímulo cerebral

Sempre que pensamos nesse composto químico vamos lembrar de um dos seus principais efeitos que é de se ligar aos receptores do nosso sistema nervoso central e gerar um processo de alerta em nosso organismo, trazendo um maior estímulo para o nosso cérebro e para o nosso corpo. Isso faz com que a pessoa se sinta mais disposta ao longo do dia para executar as suas tarefas cotidianas e os seus treinos.

Aumento no foco

Também é importante lembrarmos que outro benefício da cafeína é estimular os receptores adrenérgicos, gerando uma maior resposta de ativação do organismo, o que pode contribuir para uma melhora de foco no dia a dia das pessoas. 

Porém é importante lembrar que essa quantidade de cafeína deve ser ajustada, uma vez que doses elevadas podem ocasionar taquicardia e atrapalhar no seu dia a dia. 

Melhora no humor

Por mais que não tenhamos estudos científicos que comprovem diretamente que o uso desse ingrediente melhora o humor das pessoas, muita gente acaba tomando café ou utilizando café de outras maneiras, pois se sente melhor com essas estratégias.

Você provavelmente deve conhecer alguém que, quando acorda, a primeira coisa que precisa fazer é tomar uma xícara de café ou uma suplementação dessa substância, e se a pessoa não faz isso o seu dia torna-se mais entediante.

Aceleração de metabolismo

Também há trabalhos mostrando que as catecolaminas podem induzir a uma maior lipólise e, com o auxílio do exercício físico, acelerar o metabolismo e oxidar gorduras do tecido adiposo, trazendo então uma perda de peso ao longo do tempo.

Em nosso blog temos mais dicas de como acelerar o metabolismo utilizando os termogênicos para acessar essas dicas rapidamente.

Efeito analgésico

Igualmente também temos trabalhos mostrando outros benefícios da cafeína, onde após uma sessão de exercício físico, pode contribuir para um efeito de analgesia e amenizar as dores pós-treinos. Isso se deve à capacidade dessa substância em ser antinociceptiva, ou seja, ela atua em receptores adrenérgicos A1 e A2 modulando as respostas de dor dos indivíduos.

Diminuição de cansaço

Ainda pensando nesse efeito de estimular o organismo, esse ingrediente pode ser utilizado com o objetivo de diminuir o seu cansaço ao longo do dia.

Porém é importante você tomar cuidado, pois além dos benefícios da cafeína também temos os malefícios, uma vez que, se as doses estão bem ajustadas ao longo do dia, essa substância pode diminuir o seu cansaço e te ajudar na sua rotina. Mas se você decidir retirar muito os carboidratos da sua dieta e diminuir a ingestão de calorias de forma severa não será esse ingrediente que manterá a sua disposição, pois nesse caso outros ajustes precisam ser feitos para você se sentir com mais disposição ao longo do dia.

Existem pessoas que esquecem que a nossa base vem do sono, dos treinos e da alimentação adequada, e acabam atrapalhando os seus resultados. Um exemplo disso é quando uma pessoa dorme cerca de 3 ou 4 horas por noite, acorda extremamente cansada e decide utilizar a suplementação para ter os benefícios da cafeína em diminuir o seu cansaço, perceba que nesse caso o cansaço não será tão diminuído ao longo do dia, pois o que a pessoa precisa de fato é de um sono regulado.

Melhora do desempenho durante atividades físicas

A suplementação de cafeína tem se mostrado bastante benéfica para diversos fatores. 

Através da sua ligação nos receptores do sistema nervoso central ocorre a liberação de catecolaminas (como adrenalina e noradrenalina) e, como consequência, a ativação de alguns tecidos como, por exemplo, o músculo e a sua atividade, fazendo com que o indivíduo tenha um melhor desempenho físico. Pois, contraindo a musculatura com melhor eficiência nós temos uma maior produção de força na execução do movimento, assim como esse maior estímulo de cafeína pode colaborar para a lipólise (que é a quebra do tecido adiposo e fornecimento energético de gorduras para as nossas células), fazendo com que o glicogênio muscular seja poupado e o indivíduo consiga uma melhora de rendimento nos exercícios, através da estimulação da suplementação com esse ingrediente.

Quer entender quais os melhores suplementos pré treinos que podem acelerar o seu rendimento nos treinos, conheça o pré-treino da Darkness.

Benefícios da cafeína: qual é a dose recomendada?

A dose recomendada diária de cafeína ao longo do dia é de 420mg de acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). 

Essa dose pode ser consumida em um único momento, através da suplementação, ou pela ingestão de alimentos com esse ingrediente ou bebidas que contenham esse composto químico, como cafés, energéticos e etc.

De acordo com as nossas pesquisas científicas, os benefícios da cafeína estão em doses em torno de 3 a 6 mg/kg de peso corporal, e parecem mostrar benefícios no rendimento dos indivíduos e doses maiores podem causar um desconforto gastrointestinal e outros efeitos colaterais, principalmente em indivíduos não habituados ao consumo desse ingrediente.

Vale também lembrar que devem ser somadas as doses diárias de cafeína, com a suplementação e a ingestão de bebidas contendo esse ingrediente, para que não cause um efeito colateral nos indivíduos.

Quem pode e quem não deve tomar cafeína?

A cafeína tem vários benefícios, mas também tem malefícios, como estimular o sistema nervoso central e causar insônia em uma grande parte de pessoas, principalmente se for ingerida próximo ao horário de dormir

Sendo assim, evite consumir essa substância ao final da tarde e à noite para que seu sono não seja prejudicado.

Uma outra condição que devemos tomar cuidado é para pessoas que possuem complicações cardíacas, pois a suplementação dessa substância em pó pode gerar taquicardia e consequentemente maior trabalho do coração, e isso pode trazer algumas complicações clínicas para pacientes hipertensos e com outras comorbidades.

Benefícios da cafeína: como tomar?

Suplemento em pó e em cápsula

É importante lembrar que a suplementação em pó ou cápsulas desse ingrediente pode trazer benefícios e malefícios, se tratando de efeitos colaterais, principalmente quando a pessoa ingere quantidades maiores do que a recomendada, e assim acabar se prejudicando e tendo efeitos colaterais como taquicardia, ansiedade e outras complicações.

Por isso, é importante lembrar de seguir as recomendações de uso dos rótulos, ou de seguir minimamente o raciocínio que os estudos demonstram, do uso de 3 a 6 mg/kg ao dia de cafeína.

Energéticos

Os energéticos são opções líquidas para a utilização de quantidades menores de cafeína. Como muitas pessoas sentem efeitos colaterais com cafeína em cápsula, os energéticos acabam sendo opções interessantes para utilizar dosagens menores dessa substância.

Outro alimento rico no fator energético é o açaí. Quer saber como utilizar açaí no treino? Venha com a Darkness!

Alimentos com cacau

Alimentos com cacau podem conter quantidades de cafeína, porém em menores quantidades. Normalmente o foco dos alimentos com cacau, como por exemplo o chocolate, não é de conter grandes quantidades desse ingrediente. Pois o objetivo central desses alimentos é de conter cacau, e dependendo da qualidade, quantidades menores de açúcares.

Bebidas feitas à base de cola

Bebidas à base de cola normalmente são refrigerantes, e neles a quantidade de dessa substância também é pequena. Porém é importante tomar cuidado com a quantidade de açúcar nessas bebidas, para que isso não atrapalhe os seus resultados estéticos.

Chás

Os chás podem ser outra estratégia interessante, com o objetivo de utilizar outros compostos bioativos que estimulam a lipólise ou o sistema nervoso central, sem utilizar a cafeína ou utilizá-la em menores quantidades. É o caso do chá branco, preto e outros tipos, que podem inclusive serem consumidos gelados ou quentes.

As catequinas presentes nesses chás podem auxiliar nesse processo de emagrecimento, mas principalmente auxiliar na recuperação muscular através dos antioxidantes presentes nos chás.

Suplemento com cafeína Darkness

Muitas pessoas preferem acordar e sentir os benefícios da cafeína através de uma cápsula para despertar e acordar disposto, então é importante você utilizar suplementos de excelente procedência, por isso temos o Oxydrol, que alia alta tecnologia com excelentes quantidades de cafeína, que estão dentro das recomendações prescritas pela ANVISA.

Conclusão

Veja que a cafeína pode ser uma importante aliada em seu dia a dia para a melhora do rendimento nos seus treinos, porém é importante lembrar de sempre respeitar as dosagens diárias recomendadas para não trazer grandes efeitos colaterais em seu organismo e no seu dia a dia.

Saiba mais sobre o que são os termogênicos com a Darkness!

Quer saber mais sobre o que comer no pós treino? Conte com a Darkness!

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Abraços e até a próxima!

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