BCAA: o que é, para que serve, beneficios e como consumir

Os BCAAs são três aminoácidos de cadeia ramificada (leucina, isoleucina e valina). Os BCAAs servem para montar uma proteína.

Os aminoácidos sempre foram importantes em nossa dieta, são eles que servem como estrutura para o organismo sintetizar proteínas das mais diversas funções, como por exemplo as proteínas contráteis do músculo, as enzimas, as proteínas transportadoras, e etc.

Assim, cada vez mais a ingestão proteica ao longo do dia e, consequentemente, o consumo de aminoácidos tem sido estudado a ponto de, atualmente, organizarmos as quantidades e a correta qualidade de aminoácidos a serem ingeridos ao longo do dia. 

Essa oferta em quantidade e qualidade nos auxiliam a ter o máximo de síntese proteica diária e, consequentemente, aumentarmos nossa quantidade de massa muscular.

Então continue lendo esse post pois falaremos da importância dos aminoácidos e a correta quantidade que você precisa utilizar ao longo do dia.

BCAA: o que é?

Os BCAAs são três aminoácidos de cadeia ramificada (leucina, isoleucina e valina), eles ganharam importante notoriedade quando falamos de musculatura pois cerca de um terço da musculatura é composta por aminoácidos de cadeia ramificada.

Para que serve o BCAA?

Os BCAAs servem para montar uma proteína. Imagine da seguinte forma, para você montar um colar de pérolas você precisa de várias pérolas, até formar o que chamamos de colar…certo?! Então, com a proteína e os aminoácidos é o mesmo raciocínio, nós precisamos de vários aminoácidos até formar uma proteína.

Como tomar BCAA?

Os melhores horários para você tomar BCAAs são em momentos em que você ingere pouca quantidade de proteínas, e isso normalmente acontece nos intervalos das manhãs e a tarde. Por exemplo, para uma pessoa de 70 kg, a ingestão de proteínas a cada 3-4 horas é de 20-25 gramas, mas vamos supor que essa mesma pessoa só ingeriu um iogurte com uma fruta a tarde, ou seja, sua ingestão proteica foi cerca de 6-8 gramas de proteínas, então essa diferença pode ser minimizada pelo consumo de BCAAs.

Benefícios do BCAA

  • Reduz o cansaço físico e mental
  • Auxilia na concentração durante os exercícios
  • Contribui para melhorar a imunidade
  • Auxilia no ganho de massa muscular

Como os aminoácidos de cadeia ramificada estão presentes na estrutura de diversas proteínas, muitas funções que o nosso corpo executa, são dependentes desses aminoácidos, e a suplementação gera, como consequência, uma resposta benéfica ao organismo, como o auxílio no aumento da massa muscular, a melhor resposta durante os exercícios físicos, uma melhora de bem-estar físico e mental.

BCAA: as pessoas também perguntam

Por que não tomar BCAA?

A recomendação de não tomar BCAA serve para quem faz uma ingestão protéica elevada ao longo do dia, que consegue fazer 5-6 refeições com grandes quantidades de proteínas.

Qual melhor BCAA?

A melhor formulação de BCAAs são os mais concentrados, ou seja, fórmulas que tenham 2:1:1, isto significa dizer que teremos 2 frações de leucina, para 1 de isoleucina e 1 de valina. Fórmulas que contém porções menos concentradas (como as 12:1:1) acabam tendo menor concentração de isoleucina e de valina, e isso pode prejudicar o ganho de massa muscular.

BCAA emagrece?

A suplementação de BCAA não auxilia diretamente no processo de emagrecimento, o que pode ocorrer é a suplementação auxiliar no ganho de massa muscular, e esse aumento de musculatura gera um gasto energético maior ao longo do dia e, como consequência, gera um emagrecimento.

Quais são os efeitos colaterais do BCAA?

Nós não temos estudos científicos consistentes mostrando efeitos colaterais da suplementação com BCAAs.

Quanto tomar de BCAA?

Procure usar a suplementação de BCAAs quando você ingerir uma menor quantidade de proteínas em uma refeição. Para te ajudar, lembre-se que a ingestão de proteínas a cada 3-4 horas pode ser em cerca de 0,3-0,4g/kg de peso corporal, o que significa para uma pessoa de 70 kg = 21 a 28 g de proteínas.

Porém lembre-se que não basta somente ingerir proteínas para ganhar massa muscular, o consumo de quilocalorias e dos outros macronutrientes contribui de forma significativa para a hipertrofia muscular, se você quer aprender a montar um cardápio para ganhar massa muscular, clica aqui.

Conclusão

Veja que é importante ter um controle da quantidade de aminoácidos de cadeia ramificada e da ingestão proteica diária para você alcançar seus resultados em ganho de massa muscular e diminuição de gordura corporal.

Espero que tenham gostado pessoal! Continuem nos acompanhando para terem mais informações sempre. Sigam nossos canais no instagram @darknessnation e a Integral Tv no Youtube.

Abraços e até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conteúdo Relacionado

plugins premium WordPress
Rolar para cima