Agachamento Hack: Entenda e aprenda a executar o Exercício

Os treinos de perna têm sido cada vez mais explorados na literatura e vem ganhando muita importância em diversos cenários como por exemplo na parte estética, afinal de contas a maioria das mulheres que buscam estética também desejam um ótimo desenvolvimento da musculatura dos membros inferiores e os homens que também buscam estética também almejam o desenvolvimento dessa musculatura, mas também o quesito de saúde precisa ser levado em consideração quando falamos em treinos de perna.

Atualmente diversos trabalhos já relacionam a diminuição da musculatura da perna com maiores riscos de morte no público idoso.

Por isso procurar Alternativa de exercícios que desenvolvem a musculatura da perna tem sido uma grande vertente de pesquisas e interesse dos praticantes de exercício físico.

Um dos exercícios clássicos e que é muito executado nas academias é o agachamento Hack, e hoje nós vamos entender melhor o que é esse tipo de agachamento, para que serve e quais as alternativas de exercício para você realizar nos seus treinos, por isso papel e caneta na mão pois daremos várias dicas para você executar nos seus treinos de perna.

O que é o Agachamento Hack?

O agachamento hack é um tipo de agachamento executado dentro de um aparelho específico, em que sua prática pode ser auxiliada por suplementos de alto desempenho Darkness.

É aquele famoso aparelho que você vê na academia onde existe um apoio para você colocar as costas, existe uma plataforma para você pisar e agachar, e também os estofados para apoiar o trapézio, com isso você precisa destravar o hack para descer e fazer os movimentos de agachamento, porém esses movimentos não são realizados de maneira livre, esse agachamento sempre é guiado pelo aparelho.

Agachamento Hack para que serve?

Uma das grandes vantagens do agachamento hack é a condução do agachamento pela máquina de uma maneira mais correta, ou seja, temos a vantagem de você executar um agachamento e o aparelho te guiar para cima e para baixo sem correr risco de se deslocar para frente ou para trás e você se machucar, porém ao mesmo tempo temos a desvantagem nesse caso de o nosso corpo não trabalhar alguns músculos em específico para estabilizar o agachamento ao longo desse movimento, como por exemplo a musculatura do core, não que ela não seja utilizada no agachamento hack porém ela é mais recrutada em um agachamento livre.

Agachamento Hack Músculos Trabalhados

No agachamento hack alguns músculos são trabalhados em maior recrutamento e é importante você saber quais, pois assim você consegue treinar e fadigar o músculo desejado de uma maneira mais específica.

1.Quadríceps;

Os músculos do quadríceps são bastante recrutados no agachamento hack ou Smith pois exige-se muito desses músculos para que o indivíduo consiga executar o agachamento com perfeição.

2.Glúteos;

Também lembre-se que os músculos do glúteo são recrutados no agachamento hack. Isso é importante ser lembrado pois muitas pessoas às vezes treinam muito os músculos do glúteo em outros exercícios gerando uma fadiga considerável e depois no mesmo dia ainda querem realizar o agachamento hack e podem ter prejuízos no desempenho devido a fadiga da musculatura do glúteo.

3.Isquiotibiais;

Os músculos dos isquiotibiais também são recrutados e atuam de maneira importante no agachamento hack.

4.Músculos estabilizadores do Core

Como foi dito anteriormente os músculos estabilizadores do core são recrutados durante o agachamento hack para garantir uma eficiência no movimento, Porém é sempre importante lembrar que quando fazemos o agachamento na máquina guiada a ativação desses músculos torna-se menor em comparação com o agachamento livre onde você precisa estabilizar muito mais o movimento para que a barra não caia das suas costas. 

Quais os benefícios de treinar agachamento hack?

O agachamento hack tem diversos benefícios que é importante você lembrar e saber usufruir, pois assim como o agachamento livre possui pontos negativos o agachamento hack tem os seus pontos positivos que você pode considerar e incluir durante os seus treinos.

1.Segurança

Um dos pontos positivos que vale muito destaque no agachamento hack é a sua segurança em executar o movimento, uma vez que como o agachamento é executado em uma máquina guiada a segurança em agachar e até mesmo nos momentos de falha do músculo torna um aparelho mais versátil.

2. Usabilidade para diferentes idades e pessoas

Outro ponto a se considerar é a utilização da máquina de agachamento hack para diferentes idades e pessoas, pois ela pode ser utilizada em idosos com menor amplitude de movimento, em pessoas altas e menores devido aos seus ajustes, e até mesmo para atletas que conseguem carregar uma carga bem maior de agachamento.

3. Aumento da força e potência da musculatura da perna

Uma ótima utilização do agachamento rápido é a sua capacidade de gerar um ganho de força e potência principalmente em pessoas que não alcançariam esse ganho expressivo em outros aparelhos de vida difíceis de agachar, como por exemplo os idosos com pessoas com outras dificuldades.

Agachamento Hack Invertido Músculos Trabalhados

 

1. Quadríceps;

No agachamento hack invertido os músculos do quadríceps também são recrutados de maneira bem semelhante ao hack tradicional.

2. Glúteos;

Os músculos do glúteo também são recrutados no agachamento hack invertido de forma semelhante ao hack tradicional, por isso é importante você lembrar de não gerar uma fadiga extrema dos músculos do glúteo caso vá trabalhar essa musculatura em outros exercícios posteriormente.

3. Posteriores

Os músculos posteriores da coxa também são recrutados no agachamento hack invertido, pois eles auxiliam no processo de contração e relaxamento da musculatura.

4. Músculos estabilizadores do Core

Os músculos estabilizadores do core acabam sendo um pouco mais recrutados do que no agachamento hack tradicional, pois aqui nós geramos um pouquinho menos de estabilidade do exercício e exigimos um pouco mais da musculatura do core para balancear essa estabilidade.

Agachamento Hack ou Smith: qual o melhor?

Seja no agachamento hack ou no Smith ambos são excelentes para você trabalhar o desenvolvimento dos músculos inferiores do seu corpo.

Porém lembre-se que no agachamento hack as suas costas ficam mais estabilizadas pois existe a máquina com o estofado para isso, já no agachamento Smith nossas costas ficam livres assim precisamos gerar uma maior estabilidade no exercício.

Como fazer Agachamento Hack na Máquina?

 

  1. Garanta que o aparelho está travado, para evitar acidentes;
  2. “Entre” na máquina e posicione seus ombros nos estofado;
  3. Coloque seus pés na plataforma e mantenha uma distância entre eles semelhante à distância dos seus ombros;
  4. Apoie bem sua lombar no estofado;
  5. Com as mãos, destrave o hack para realizar o agachamento;
  6. Após realizar os agachamentos, lembre-se de travar o hack com as mãos antes de sair do aparelho.

Quais os Principais Erros na hora do Agachamento Hack?

 

1. Tomar cuidados na segurança ao utilizar o aparelho.

Um dos principais erros no agachamento hack é a segurança em utilizar o aparelho por isso é muito importante que você certifique que destravou corretamente o aparelho para que você consiga realizar o agachamento e também lembre-se de se certificar que travou corretamente o aparelho com as mãos na hora de sair ou terminar a série do agachamento, pois caso contrário isso pode gerar acidentes e prejudicar o seu treino.

2. Não posicionar os pés de maneira adequada.

Outro erro comum no agachamento hack é o posicionamento incorreto dos pés na plataforma, nossos pés precisam se encaixar em uma distância próxima a distância dos nossos ombros.

Muitas pessoas ou deixam os pés muito unidos ou abrir mais um espaço entre os pés e acabam prejudicando os ligamentos do joelho e trazendo futuros riscos de lesões.

3. Utilizar muito peso.

Também é importante você lembrar de não colocar muito peso no agachamento hack. Se não conseguir executar as repetições de maneira adequada no aparelho. Muitas pessoas acabam colocando uma quantidade maior de peso do que deveriam e depois não conseguem levantar do agachamento ou ainda fazem o movimento de forma inadequada e prejudicam os ligamentos do joelho.

Uma boa estratégia é você pedir ajuda para alguém capacitado ou contratar um personal trainer para que você consiga colocar mais peso no agachamento hack e tenha uma supervisão caso necessário.

5 dicas para otimizar seus Treinos de Agachamento no Hack

 

1. Peça ajuda caso precise colocar mais peso no agachamento.

Sempre que você for colocar uma quantidade grande de peso no agachamento hack lembre-se de deixar alguém próximo para supervisionar o exercício, pois você pode não conseguir executar o movimento e precisará de ajuda para travar o aparelho.

2. Faça os movimentos com calma.

Faça os movimentos com calma para que o seu músculo trabalhe com a máxima eficiência. Lembre-se um dos pontos chaves do processo de hipertrofia é o tempo de tensão muscular, ou seja, muitas das vezes pode ser pouco efetivo você colocar muito peso e realizar os movimentos de uma maneira muito rápida sem deixar o músculo trabalhar em sua máxima eficiência.

3. Cuidado com a sua coluna cervical.

 Muito cuidado com a sua coluna cervical principalmente quando o peso estiver mais elevado pois isso pode trazer alguns prejuízos e de causar lesões a longo prazo. Quando o peso está mais elevado e torna-se difícil realizar o agachamento muitas pessoas levantam o rosto para cima e deixam a coluna cervical muito tensionada e isso pode gerar um estresse para o seu organismo.

4. Suba os pesos de maneira gradativa.

É importante você subir o peso no agachamento hack de forma gradativa, pois assim você consegue controlar melhor os seus riscos de não conseguir agachar com um determinado peso e não conseguir travar o agachamento hack e ter que precisar de ajuda com urgência na academia.

5. Muito cuidado com as faixas de joelho.

Muitas pessoas acabam utilizando faixa no joelho para conseguir realizar agachamento com mais peso, porém lembre-se que as faixas elas diminuem significativamente o trabalho que a musculatura deveria realizar de tensionar aquele movimento, então as faixas podem ser interessantes para você estabilizar um outro exercício ou movimento mas ao mesmo tempo elas podem prejudicar o trabalho de força da musculatura.

Quais os tipos de Agachamento Hack?

Também é interessante você saber que existem vários tipos de agachamento hack que conseguimos executar. Então logo abaixo daremos várias opções para você alternar e colocar nos seus treinos no dia a dia.

1. Agachamento Hack Inclinado

O agachamento hack inclinado é uma alternativa que temos para você executar o agachamento hack porém com um grau de estabilidade diferente.

2. Agachamento Hack Unilateral

Também é possível realizar o agachamento hack unilateral onde temos um foco maior em cada perna e consegue-se até trabalhar as assimetrias musculares entre as pernas.

3. Agachamento Hack Frontal

O agachamento hack frontal também é uma possibilidade de executar o agachamento no aparelho, é como tradicionalmente é executado.

4. Agachamento Hack Linear

O agachamento hack linear é muito semelhante ao agachamento hack frontal.

5. Agachamento Hack Sentado

O agachamento hack sentado permite que você, como o próprio nome diz, fique sentado para realizar o agachamento, deste modo ele acaba estabilizando alguns músculos como por exemplo a lombar e gerando uma atenção interessante nos músculos da perna.

Em qual momento incluir o Agachamento Hack nos treinos?

Você pode incluir o agachamento hack nos seus treinos desde os momentos iniciais da musculação, porém é importante você consultar um profissional de educação física pois o mesmo saberá avaliar se você tem condições básicas de agachar de maneira correta ou se você tem algum impeditivo que prejudique o seu agachamento.

Assim esse profissional trabalhará outros exercícios para musculatura da perna que geram o mesmo grau de eficiência em ganhos de hipertrofia e força do que o agachamento hack.

Conclusão

Como você pode perceber existem diversos tipos de agachamento hack que você consegue executar ao longo dos seus treinos e agora você consegue realizar os exercícios com muito mais segurança e sabedoria do que está realizando.

Espero que tenham gostado pessoal! Continuem nos acompanhando para terem mais informações sempre. Sigam nossos canais no instagram @darknessnation e a Integral Tv no Youtube.

Abraços e até a próxima!

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