Açaí Pré Treino: Benefícios e Receitas

acai-pre-treino | Blog Dk

As estratégias de alimentação pré-treino têm cada vez mais investigações científicas.

Com o objetivo de promover estratégias que colaborem com o melhor raciocínio de alimentos pré-treino para que o indivíduo tenha um excelente rendimento físico nos exercícios e consiga executar o treino até o seu limite.

Tempos atrás nós imaginamos que o consumo de carboidratos era importante para a melhora do rendimento nos exercícios. Porém, atualmente nós já conseguimos organizar as quantidades e o tempo de ingestão desses carboidratos e de outros macronutrientes como por exemplo as proteínas.

Então, nesse post falaremos das recomendações de ingestão de carboidratos pré-treino e como você consegue organizar o passo a passo com um importante alimento que é o açaí.

Então continue lendo pois falaremos de várias dicas logo abaixo.

Um dos alimentos que vem ganhando muito destaque nos últimos anos é o açaí, por possuir grandes propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias.

O açaí é um fruto brasileiro, que se origina de Palmeiras, principalmente na região da Amazônia. Os botânicos atualmente já admitem que a região Amazônica pode possuir diversas plantas e frutas com propriedades excelentes ao organismo humano, e dentre essas, temos o açaí.

Ele é muito consumido na região norte/nordeste com outros alimentos salgados (por exemplo frutos do mar, farofas e etc).

Porém no Sudeste tem-se consumido esse fruto com adicionais como leite condensado, paçocas, chocolates e outros alimentos ricos em açúcares e gorduras.

Além do mais, muitas vezes as pessoas compram o açaí mais “doce”, no qual é adicionado demais açúcares.

Isso porque o fruto açaí original não tem um sabor muito doce, e algumas marcas adicionam açúcar, xaropes e etc para tornar o produto mais agradável ao paladar dos consumidores.

Qual a importância do pré-treino?

Manutenção da massa muscular

Na grande maioria das vezes os treinos(como o treino ABC) não costumam ser tão longos a ponto de gerar perda de massa muscular. Por exemplo, existem treinos longos de endurance que, se o atleta não se atenta com o aporte nutricional correto, pode ter um prejuízo em sua massa muscular devido à utilização das proteínas como fonte energética para o exercício físico. Porém, é importante ressaltar que essa estratégia do nosso organismo só ocorre em momentos de jejum prolongado ou em exercícios de longa duração (mais que 3h, por exemplo).

Quando pensamos na musculação tradicional, por mais intenso que o treino seja, na maioria das vezes o tempo dos exercícios dura em torno de uma a duas horas, ou seja, dificilmente o nosso organismo utilizará proteínas musculares como fonte energética.

Mas é importante você se atentar ao consumo de uma refeição pré-treino exatamente para não ficar em jejum e não prejudicar sua musculatura em perdas de massa muscular. Em nosso blog temos dicas de como fazer uma dieta para hipertrofia.

Nutrição

O açaí pré treino é uma excelente opção para nutrir o organismo e garantir carboidratos em quantidades adequadas e com uma ótima qualidade para melhorar o rendimento nos treinos. Por ter propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, o uso do açaí pré treino pode contribuir para diminuir o estresse oxidativo causado pelos treinos. 

Ao auxiliar na recuperação muscular, o açaí pré treino também é conhecido por muitas pessoas como um alimento que auxilia no ganho de massa.

Aumento da resistência durante a prática de exercícios físicos

Outra estratégia interessante é o açaí pré treino com banana, pois ele pode auxiliar e manter a resistência durante os treinos. Quando adicionamos banana ao açaí pré treino estamos adicionando dois carboidratos de excelente qualidade e que podem se tornar de rápida absorção para fornecer energia durante os treinos e manter a alta intensidade no esforço físico. 

Quais são os principais benefícios em usar açaí pré treino?

Alto valor energético

O açaí pré treino é bom para ganhar massa muscular devido a sua grande quantidade de calorias através dos carboidratos.

Seu alto valor energético pode ser ainda mais elevado quando complementamos com outros alimentos, por exemplo com banana, granola, Whey protein e outras frutas, tornando assim a estratégia do uso do açaí no pós-treino uma excelente opção para a hipertrofia.

Antioxidante natural

Quando o açaí é consumido sem um exagero dos alimentos adicionais e sem adição de açúcares em sua consistência ele se torna um grande aliado trazendo diversos benefícios. 

Alguns deles são a melhora da imunidade, uma potente ação antioxidante que pode tanto prevenir o envelhecimento quanto melhorar a recuperação muscular e os danos celulares causados pelo exercício físico.

Atua na regeneração muscular

Pela sua alta concentração de antioxidantes e anti-inflamatórios o açaí é uma excelente opção para a regeneração muscular, além de ter grandes quantidades de carboidratos que irão auxiliar no processo de hipertrofia e ganho de massa muscular. 

Propriedades anti-inflamatórias

O uso do açaí pré treino também pode contribuir fornecendo energia, principalmente quando é consumido com frutas e granola, o que acaba enriquecendo ainda mais a quantidade de antioxidantes da refeição. Além disso, o açaí de pós-treino pode colaborar com a sua ação antioxidante e anti-inflamatória, favorecendo a diminuição do estresse oxidativo, melhorando assim a recuperação muscular.

Aliado do sistema imunológico

Além disso, também pode contribuir para melhorar a nossa função intestinal, pressão arterial, saúde mental e cardíaca, devido à sua alta carga de antioxidantes e anti-inflamatórios. Auxiliando por exemplo a modular a microbiota intestinal e produzir maiores quantidades de ácidos graxos de cadeia curta, moléculas benéficas ao nosso organismo que auxiliam a diminuir a inflamação e a pressão arterial.

Atua no fortalecimento de ossos e cartilagens

O açaí também pode ser uma opção interessante para o fortalecimento dos ossos e cartilagens através das suas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias.

Diminuindo o estresse oxidativo no organismo e minimizando a perda da densidade mineral óssea bem como o excesso de lesões celulares causadas pelo estresse oxidativo

Assim, nesse raciocínio veja que o açaí pré treino pode ser utilizado, mas também como uma estratégia pós-treino.

Quer saber mais sobre o que comer no pós treino? Conte com a Darkness!

Melhora do rendimento nos treinos

O nosso rendimento nos treinos é diretamente dependente das quantidades que foram ingeridas de carboidratos no pré-treino ou em refeições anteriores.

Sendo assim, o açaí pré treino com banana torna-se uma boa opção para ofertar grandes quantidades de carboidratos e gerar uma melhora de rendimento nos treinos.

Muitas pessoas também gostam de acrescentar outras frutas, granola, paçoca e outros tipos de alimentos ricos em açúcar.

Essas estratégias podem ser interessantes, porém é importante ficar atento ao volume total da refeição para não atrapalhar a digestão e comprometer o rendimento nos seus treinos.

Mas, afinal: açaí pré treino engorda?

Devemos tomar cuidado ao consumir o açaí de maneira exagerada, principalmente se for um açaí com adição de açúcares.

O açaí original, sem adição de açúcar acaba sendo uma melhor escolha, mas o adicionado de açúcares pode ser prejudicial em grandes quantidades.

Afinal de contas você está ingerindo muito açúcar junto, e isso pode trazer não somente aumento de peso, mas aumento de inflamação, de pressão arterial e de acúmulo de gordura.

Em nosso blog temos estratégias interessantes para você que deseja ganhar peso, sem ganhar gordura corporal.

Saiba como fazer um off season com qualidade e também temos outras estratégias para você conseguir adicionar o açaí pré treino em uma refeição livre, sem prejudicar seu corpo com aumento de gordura corporal, conheça sobre a dieta flexível.

Como consumir açaí pré treino?

Creme de açaí

Ingredientes:

  • 300 ml de açaí
  • 1 banana madura
  • 2 colheres de leite em pó
  • 3 colheres de granola integral

Modo de preparo:

  • Em um recipiente, amasse bem a banana.
  • Adicione o açaí, o leite em pó e a granola e sirva-se.
  • Se preferir, bata tudo em um liquidificador ou mixer para ficar mais cremoso.

Vitamina de açaí

Ingredientes:

  • 300 ml de açaí
  • 1 banana madura
  • 6 morangos
  • 2 dosadores de Dark Whey
  • 3 colheres de granola integral
  • 1 colher de pasta de amendoim

Modo de preparo:

  • Junte todos os ingredientes em um liquidificador ou mixer e bata tudo para ficar mais cremoso.

Frozen de açaí

Ingredientes:

  • 300 ml de açaí
  • 1 banana madura
  • 6 morangos
  • 1 dosador de Dark Whey
  • 1 colher de granola integral

Modo de preparo:

  • Em um recipiente ou taça grande, corte bem a banana e os morangos.
  • Adicione o açaí, o Whey protein e a granola e sirva-se.

Iogurte com açaí

Ingredientes:

  • 300 ml de açaí
  • 1 iogurte desnatado ou integral
  • 1 banana madura
  • 6 morangos
  • 2 dosadores de Dark Whey
  • 3 colheres de granola integral

Modo de preparo:

  • Em um recipiente, corte a banana e os morangos em pedaços pequenos.
  • Adicione o açaí, o iogurte, o Whey protein e a granola e sirva-se.
  • Se preferir, bata tudo em um liquidificador ou mixer para ficar mais cremoso.

Bowl de açaí

Ingredientes:

  • 300 ml de açaí
  • 1 banana madura
  • 6 morangos
  • 6 uvas
  • 2 dosadores de Dark Whey
  • 3 colheres de granola integral

Modo de preparo:

  • Em um bowl, corte bem a banana e os morangos.
  • Adicione a uva, o Whey protein e a granola e sirva-se. 

Conclusão

Veja que o açaí pré treino pode ser uma ótima estratégia aliada em sua dieta, contribuindo para a saúde do seu organismo e te entregando energia para se desempenhar muito bem durante os treinos.

Espero que tenham gostado pessoal! Continuem nos acompanhando para terem mais informações sempre. Sigam nossos canais no instagram @darknessnation e a Integral Tv no Youtube.

Abraços e até a próxima!

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conteúdo Relacionado

plugins premium WordPress
Rolar para cima