Abdominal Oblíquo: Melhores Treinos

Abdominal Oblíquo: Melhores Treinos | Blog Darkness

Um dos grandes objetivos dos praticantes de exercícios físicos é deixar a barriga definida, para tanto, dentre outros fatores os exercícios abdominais são fundamentais para construir músculos nessa região, fortalecendo e modelando a musculatura. Venha com a Darkness e saiba mais sobre os tipos de abdominais oblíquos.

O que é Abdominal Oblíquo?

Abdominal oblíquo é uma variação do exercício abdominal, que visa trabalhar o músculo oblíquo do abdômen.

Quais são os benefícios do Abdominal Oblíquo?

  • Fortalecimento do abdomen;
  • Contribui na estabilização da coluna vertebral;
  • Contribui na manutenção e sustentação da postura;
  • Contribui no processo de respiração;
  • Proteção dos órgãos.

Qual frequência semanal para treinar Abdominal Oblíquo?

Os músculos necessitam de descanso e com os músculos abdominais não é diferente. Você pode dividir seus treinos entre 2 e 3 dias, preferencialmente em dias alternados.

Melhores Treinos de Abdominal Oblíquo

Abdominal Bicicleta

  • Deite-se no chão, utilize um colchonete para ficar mais confortável;
  • Eleve as pernas e flexione-as de maneira alternada;
  • Mantenha as mãos na cabeça.
  • Repita de acordo com sua ficha de treino.

Abdominal Prancha

  • Deite-se em decúbito ventral (barriga para baixo;
  • Eleve o quadril e mantenha-se na posição pelo tempo determinado ou o máximo que conseguir;
  • Deve-se apoiar as mãos ou o antebraço no chão;
  • Lembre-se de manter cabeça, coluna e quadril alinhados durante a execução do exercício;
  • Repita de acordo com sua ficha de treino.

Prancha Lateral

  • Deite-se de lado no chão, apoie o antebraço e os pés, utilize um colchonete para ficar mais confortável.
  • Eleve o quadril e mantenha-se na posição pelo tempo determinado ou o máximo que conseguir;
  • Lembre-se de manter cabeça, coluna e quadril alinhados durante a execução do exercício;
  • Repita de acordo com sua ficha de treino;
  • Ao término da série, repita o mesmo procedimento do outro lado.

Abdominal Rolinho

  • Mantenha os joelhos apoiados no solo e as mãos no aparelho;
  • Deslize o corpo a frente até o tronco estar próximo do solo;
  • Retorna de maneira controlada à posição inicial.
  • Mantenha uma boa postura da coluna vertebral durante o exercício, mantenha as curvaturas fisiológicas, evitando sobrecarga na região lombar;
  • Repita de acordo com sua ficha de treino;

Flexão lateral com halter

  • Em pé, afaste as pernas lateralmente, mantendo-as alinhadas ao quadril;
  • Segure o halter em apenas uma das mãos;
  • Faça a flexão lateral do tronco;
  • Retorne à posição inicial;
  • Repita de acordo com sua ficha de treino;

Russian Twist (Giro Russo)

  • Sente-se no chão, mantenha os joelhos flexionados e os calcanhares apoiados no chão;
  • Segure o peso que pode ser (anilha, kettlebell, bola)
  • Movimente o implemento lateralmente,
  • Repita de acordo com sua ficha de treino;

Abdominal na Máquina

  • Sente-se na máquina de maneira confortável;
  • Ajuste o encosto e a carga;
  • Flexione o tronco e retorne devagar à posição inicial;
  • Repita de acordo com sua ficha de treino;

Abdominal urso

  • Posicione-se de quatro apoios, com os braços estendidos, as palmas das mãos apoiadas no chão;
  • Mantenha os joelhos flexionados sem encostar no chão, os pés devem estar apoiados no chão (somente os dedos);
  • As mãos devem estar alinhadas aos ombros e os joelhos alinhados aos quadris;
  • Retire a mão direita do chão e gire o tronco para a direita e leve o joelho esquerdo e o cotovelo direito um em direção ao outro.
  • Repita o processo para o outro lado;
  • Repita de acordo com sua ficha de treino;

Conclusão

Manter a musculatura da região abdominal fortalecida, contribui para estabilização postural, bem como auxilia no desempenho em diversas modalidades esportivas.

Treine sempre sob a supervisão de um Profissional de Educação Física, descanse corretamente e poderá obter ótimos resultados.

Bons treinos!

Até a próxima!

Fernando Amaral – CREF 147145 – G/SP

Profissional de Educação Física – Expert Integralmédica / Darkness

Especialista em fisiologia do exercício e treinamento resistido – Na saúde, na doença e no envelhecimento – EEP/HCFMUSP

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