O caminho do sucesso nos treinos é longo e árduo, muitas vezes não sendo entendido por outras pessoas. Por isso, o exemplo de bodybuilders famosos pode ser uma boa ferramenta para ajudar a manter o seu foco e dedicação nos treinos.

Conhecer a sua trajetória pode ajudar a incentivar você nessa jornada, percebendo como os resultados aparecem ao longo do tempo. Trouxemos um pouco da história de alguns dos bodybuilders mais famosos do mundo para que você veja como eles chegaram ao sucesso. Acompanhe a leitura e se inspire!

1. Arnold Schwarzenegger

história do arnold schwarzenegger

Com certeza o maior fisiculturista da história. Começou a treinar ainda antes dos 18 anos e intensificou a sua rotina na época em que esteve no exército.

Sua carreira no esporte começou a deslanchar quando ele ganhou o torneio Mr. Europa Junior. Depois disso, ainda venceu outras competições, entre elas as cinco vitórias no Mr. Universo e sete no Mr. Olympia, um recorde que vigorou até 1991, quando Lee Haney superou vencendo oito edições.

Mesmo depois que se aposentou do fisiculturismo, Arnold continuou sendo uma influência importante na área, escrevendo livros e artigos sobre o esporte. Atualmente, ainda mantém uma competição chamada Arnold Classic, sendo um dos grandes eventos da área, que envolve milhões em premiações para os competidores.

2. Phil Heath

história do phil heath

Phil Heat é um dos maiores fisiculturistas estadunidenses de todos os tempos. Ele é sete vezes vencedor do Mr. Olympia, conseguindo essa colocação entre os anos de 2011 e 2017.

Ele nasceu em 1979, na cidade de Seattle, nos Estados Unidos. Na escola, descobriu sua afinidade com os esportes: na época, foi o basquete que permitiu a conquista da bolsa de estudos na universidade.

Sua experiência em quadra e sua afinidade com esportes o levaram a buscar novos desafios. O treinamento intenso que ele tinha o levou ao bodybuilding no ano de 2012.

Phil virou profissional apenas dois anos após começar os treinos de musculação. Na época, ele recebeu críticas por ser muito estreito e pelas falhas no corpo, mas isso não atrapalhou a sua jornada. Tanto que se tornou um dos maiores vencedores do Olympia.

Com pouco mais de 1,75m de altura, Phil Heath possui em torno de 113 kg enquanto está nos periodos de competição e apresenta 127 kg em períodos de off-season.

3. Ronnie Coleman

história do ronnie coleman títulos

Ronnie Coleman é um bodybuilder norte-americano, que tem como recorde os oito títulos consecutivos de Mr. Olympia. Ele acumulou mais de 26 títulos como profissional, se tornando um dos grandes nomes da história do fisiculturismo.

Para muitos, Ronnie Coleman é o melhor fisiculturista de todos os tempos. Quando considerado somente o esporte, isso realmente pode ser inquestionável, pois seu nível de volume e separação muscular ainda impressionam, não tendo aparecido nenhum atleta com um físico mais imponente que o dele.

Em uma de suas entrevistas, Ronnie afirmou que o maior fisiculturista para ele era Arnold Schwarzenneger, porque, segundo Coleman, tinha “uma genética inigualável”, mas que em sua época não dispunha dos mesmos recursos e estrutura para se desenvolver como nos dias atuais.

O atleta preferia treinos com pesos livres em sobreposição a exercícios feitos com máquinas. Outro pragmatismo da vida de Coleman é seu pontual perfil profissional, principalmente no que dizia respeito a compromissos e dedicação para treinos e dietas a fim de manter a forma física. Ele mantinha um programa regular (6 dias por semana) e diário (de 1h e 15 min até 1h e 30 min) de treinos, e mesmo assim ainda trabalhava na força policial dos EUA.

Em competições, Ronnie subia aos palcos com 134 kg com seus 1,80 m de altura, enquanto no off-season seu peso chegava próximo dos 150 kg.

Após se retirar do fisiculturismo, Ronnie Coleman teve inumeros problemas relacionados à coluna vertebral, já tendo feito mais de 12 cirurgias, e desde então, se locomove na maior parte do tempo em cadeira de rodas ou com ajuda de um andador. Porém isso não alterou em nada sua gana e sua motivação, mantendo até hoje uma rotina de treinos.

Em 2019, nós treinamos com Ronnie Coleman em plena feira, conforme você pode acompanhar neste vídeo do Integral TV.

4. Dorian Yates

história dorian yates

Dorian Yates foi um dos maiores nomes do fisiculturismo, tendo revolucionado o esporte na década de 1990. Foi seis vezes Mr. Olympia entre 1992 e 1997. Suas medidas em competição eram 1,80 m e 120 kg.

Ele foi o maior fisiculturista de sua época e fazia outros atletas ficarem pequenos a seu lado. Seu apelido era ‘Sombra’. Foi precursor da era “freak” no fisiculturismo mundial, revolucionou com volume e definição brutais, forçando, dessa forma, o fisiculturismo mundial a avançar a um novo nível.

Com sua força de vontade inquestionável e adepto parcial do treinamento “heavy duty” – método desenvolvido pelo lendário Mike Mentzer, Dorian alcançou excelentes resultados, mas pagou caro por seu estilo de treino, chegando a contundir seriamente o tríceps, motivo este que o afastou das competições no início de 1998.

Atualmente, Dorian ainda participa de conferencias e palestras sobre o fisiculturismo, porém leva um estilo de vida totalmente diferente, e frequentemente nas redes sociais enfatiza os benefícios da ioga e meditação. 

5. Lee Haney

história do lee haney

Lee Haney em 1979 tornou-se Mr. América e nos anos seguintes ganhou varias competições, mas ele é conhecido por ser o primeiro atleta em nível mundial a ganhar 8 vezes o Mr. Olympia de 1984 a 1991.

Lee Haney ganhou seus primeiros pesos aos 12 anos, do seu pai. Entretanto, o treino de força não faria parte da sua infância pois o foco do atleta era o futebol americano, interrompido por duas fraturas nas pernas aos 15 e 16 anos.

Depois de praticar musculação para se recuperar das lesões, Lee Haney então encontrou uma nova paixão. Rapidamente começou a acumular títulos de fisiculturismo, prenunciando sua longa série de conquistas do Mr. Olympia.

Seu reinado permaneceu intacto. Diferente de outros atletas, Lee Haney se aposentou no auge da sua carreira, deixando os palcos invicto ao longo de suas conquistas.

O treino de Lee Haney era dividido em um ciclo de três dias. Ele treinava três dias seguidos e no próximo dia descansava. O primeiro era reservado para o peitoral e os braços, o segundo para as pernas e o terceiro para as costas e os ombros. Já o abdominal e a panturrilha eram treinados diariamente.

Hoje, o fisiculturista está aposentando, mas atua como educador e treinador, além de ter duas academias na cidade de Atlanta, nos Estados Unidos. Ele já trabalhou com celebridades e atletas profissionais e já foi consultor empresas da área de suplementação nutricional.

6. Jay Cutler

história do jay cutler

Jay Cutler é considerado um dos maiores nomes da modalidade, tendo sido quatro vezes campeão do Mr. Olympia. Aos 19 anos, começou a participar de competições, e seu primeiro grande título veio em 2002, quando se sagrou campeão do Arnold Classic, que viria a vencer novamente em 2003 e 2004.

Quando começou a treinar, seu objetivo era totalmente estético, mas logo descobriu sua genética, o que o levou rapidamente às competições. Isso o juntou de três grandes nomes: Marcos Rodriguez (personal trainer), Bruce Vartarian (o empresário que viu o potencial do seu físico) e Chris Aceto (que fez toda a preparação do atleta).

Por quatro vezes ficou em segundo lugar no Mr. Olympia, até finalmente ganhar o título em 2006. Seria ainda campeão em 2007, 2009 e 2010. Em 2011 teve uma séria lesão no bíceps duas semanas antes da competiação, mas acabou participando e ficou em segundo lugar.

7. Brandon Curry

historia brandon curry olympia

Brandon Curry é um fisiculturista profissional americano que compete na divisão de pesos pesados. Ele é o atual campeão do Mr. Olympia, conquistando a edição de 2019.

Inicialmente competindo na classe dos meio-pesados, Curry venceu sua primeira competição de musculação, a Supernatural Bodybuilding de 2003. Em julho de 2008, Curry venceu a divisão de pesos pesados e o Overall do NPC USA Championships, o que garantiu seu status como fisiculturista profissional.

As pernas foram seu ponto fraco por algum tempo, tanto que na apresentação em 2018 no Mr Olympia o atleta ficou no 5º lugar. Treinado por Abdulla Al Otaibi o fisiculturista evolui muito no quesito, e de forma geral, conquistando o título nesse ano.

Esses são alguns bodybuilders famosos que podem ajudar a inspirar os seus treinos e a sua preparação física. As histórias deles demonstram que, com dedicação, é possível atingir resultados excelentes e se tornar uma referência na área. Por isso, mantenha o seu foco e continue na sua caminhada, pois o esforço valerá a pena e você alcançará o seu objetivo.

Gostou de conhecer mais sobre esses exemplos? Então, aproveite para seguir o nosso Instagram e acompanhar mais conteúdos sobre o universo do bodybuilding!